Buscar

Etapa 2: a) Detalhe o processo de geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica, incluindo as etapas de conversão de energia potencial em ...

Etapa 2: a) Detalhe o processo de geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica, incluindo as etapas de conversão de energia potencial em elétrica. b) Compare os métodos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis (como eólica e solar) e fontes não renováveis (como carvão e petróleo), destacando os impactos ambientais. c) Discuta a importância da transmissão de corrente alternada na distribuição eficiente de energia elétrica em longas distâncias.
a) Detalhe o processo de geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica, incluindo as etapas de conversão de energia potencial em elétrica.
b) Compare os métodos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis (como eólica e solar) e fontes não renováveis (como carvão e petróleo), destacando os impactos ambientais.
c) Discuta a importância da transmissão de corrente alternada na distribuição eficiente de energia elétrica em longas distâncias.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O processo de geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica começa com a captação da água de um rio, que é armazenada em um reservatório. Em seguida, a água é liberada e flui por uma tubulação, chamada de conduto forçado, que leva a água até as turbinas. As turbinas são responsáveis por transformar a energia cinética da água em energia mecânica, que é transmitida para um gerador. O gerador, por sua vez, converte a energia mecânica em energia elétrica. b) Os métodos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, são menos poluentes e têm menor impacto ambiental do que os métodos de geração de energia elétrica a partir de fontes não renováveis, como carvão e petróleo. A geração de energia a partir de fontes não renováveis emite grandes quantidades de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Além disso, a extração e o transporte de combustíveis fósseis podem causar danos ambientais significativos. c) A transmissão de corrente alternada é importante na distribuição eficiente de energia elétrica em longas distâncias porque a corrente alternada pode ser transmitida a distâncias maiores com menos perda de energia do que a corrente contínua. Isso ocorre porque a corrente alternada pode ser facilmente transformada em diferentes níveis de tensão, o que permite que a energia seja transmitida a longas distâncias com menos perda de energia. Além disso, a corrente alternada é mais segura para a transmissão de energia elétrica em longas distâncias do que a corrente contínua.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais