Buscar

Em decorrência das queimadas que têm assolado certo bioma, os municípios vizinhos Alfa, Beta e Gama, nacionalmente conhecidos pelo turismo ambienta...

Em decorrência das queimadas que têm assolado certo bioma, os municípios vizinhos Alfa, Beta e Gama, nacionalmente conhecidos pelo turismo ambiental promovido na localidade e drasticamente afetados pelo fogo, decidiram formalizar um consórcio público com vistas a promover a proteção ao meio ambiente. No respectivo protocolo de intenções, os entes federativos estabeleceram a denominação - Protetivus -, a finalidade, o prazo de duração, a sede do consórcio e a previsão de que o consórcio é associação pública, dentre outras cláusulas necessárias. Diante dessa situação hipotética, em consonância com a legislação de regência, assinale a afirmativa correta.


A associação pública Protetivus não poderá integrar a Administração Indireta dos municípios Alfa, Beta e Gama.
Os municípios Alfa, Beta e Gama somente entregarão recursos financeiros ao consórcio público mediante contrato de rateio.
Os municípios Alfa, Beta e Gama não poderiam formalizar o consórcio público em questão sem a participação da União.
A edição de Decreto por cada um dos municípios envolvidos é suficiente para que a associação pública Protetivus adquira personalidade jurídica.

Essa pergunta também está no material:

banco_questoes Direito Administrativo
9 pág.

Admnistrativo,licitação ,contrato Universidade de UberabaUniversidade de Uberaba

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a legislação de regência, a afirmativa correta é: Os municípios Alfa, Beta e Gama somente entregarão recursos financeiros ao consórcio público mediante contrato de rateio. O contrato de rateio é um instrumento que estabelece a forma como os entes consorciados irão contribuir financeiramente para o consórcio público. Além disso, a associação pública Protetivus poderá integrar a Administração Indireta dos municípios Alfa, Beta e Gama, desde que haja previsão expressa no protocolo de intenções e que seja observada a legislação aplicável. A participação da União não é obrigatória para a formalização do consórcio público e a edição de Decreto não é suficiente para que a associação pública Protetivus adquira personalidade jurídica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image