Buscar

Trata-se de cumprimento de sentença de obrigação de prestar alimentos ajuizado em 1995, o exequente era filho menor representado pela mãe em um pro...

Trata-se de cumprimento de sentença de obrigação de prestar alimentos ajuizado em 1995, o exequente era filho menor representado pela mãe em um processo contra o falecido pai biológico.

Foi feita a substituição processual para os ascendentes, tendo em vista que ele não havia filhos reconhecidos na data do falecimento.

No processo, o filho tinha valores a receber e a penhora de alguns imóveis estava em andamento, agora foi arquivado.

O que acontece, quais são os prazos previstos? Esse filho tem direito à alguma coisa na data de 2023 ainda? Quais artigos do CC?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o Código Civil Brasileiro, a obrigação de prestar alimentos é uma obrigação que não se extingue com a morte do devedor, sendo transmitida aos seus herdeiros. No caso apresentado, como o processo foi ajuizado em 1995, é possível que o filho já tenha recebido os valores devidos ou que tenha ocorrido a prescrição do direito de cobrança. Quanto aos prazos, é necessário verificar o andamento do processo e as decisões judiciais proferidas. Caso o processo tenha sido arquivado, é possível que não haja mais possibilidade de cobrança. Para uma análise mais precisa, é recomendável consultar um advogado especializado em direito de família e sucessões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais