Buscar

A sociologia é, por excelência, a ciência da sociedade preocupada em estudar os fenômenos sociais a partir de uma ótica científica. Assim, como out...

A sociologia é, por excelência, a ciência da sociedade preocupada em estudar os fenômenos sociais a partir de uma ótica científica. Assim, como outras ciências sociais como a economia, a antropologia, a psicologia, a história, as relações internacionais, a ciência política, entre outras, a sociologia possui um amplo repertório de método e teorias que ganharam corpo, principalmente no último século.

Visto o breve parágrafo sobre a sociologia, leia com atenção as afirmativas referentes a contribuições que foram produzidas no âmbito dessa ciência.

I. Definiu o termo "sociologia" para definir a ciência do comportamento humano.

II. Principal figura relacionada ao materialismo histórico e à teoria do conflito.

III. Definiu que o objeto de estudo da sociologia deveria ser o fato social.

IV. Promulga que o foco da análise sociológica deveria se dar sob a ação social.

É correto apenas o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) III e IV. A afirmativa I está incorreta, pois o termo "sociologia" foi criado por Auguste Comte, mas não para definir a ciência do comportamento humano. A afirmativa II está incorreta, pois não há uma única figura relacionada ao materialismo histórico e à teoria do conflito, mas sim várias, como Karl Marx e Friedrich Engels. A afirmativa III está correta, pois Émile Durkheim definiu que o objeto de estudo da sociologia deveria ser o fato social. A afirmativa IV também está correta, pois Max Weber promulgou que o foco da análise sociológica deveria se dar sob a ação social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais