Buscar

Leia o texto. A partir da mensagem do mesmo, análise as opções e, em seguida, marque a que contém as afirmativas corretas.   A reconceituação viabi...

Leia o texto. A partir da mensagem do mesmo, análise as opções e, em seguida, marque a que contém as afirmativas corretas.

 

A reconceituação viabilizou a primeira aproximação do Serviço Social com o marxismo por rotas tortuosas, o primeiro encontro do Serviço Social com a obra marxiana, dela decorrendo explícitas derivações para a análise do Serviço Social, deu-se no Brasil na década de 1980. A vertente marxista no Serviço Social teve seu espaço de difusão ampliado e sua legitimidade reforçada à medida que, no seu processo de maturação intelectual, foi se munindo teórica e metodologicamente de elementos analíticos que lhe permitiram um diálogo íntimo com as fontes inspiradoras do conhecimento (IAMAMOTO, Marilda Villela. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009).

 

I. O serviço social preconiza uma corrente teórica crítica, o Marxismo, e um conjunto de técnicas de intervenção no real para além do mero assistencialismo e filantropia.  

II. O Serviço Social é de natureza interventiva na realidade e deve responder as demandas que lhe chegam nos espaços sócio-ocupacionais em que se insere.

III. As transformações sociais atingem os sujeitos e o meio em que vivem e é neste contexto social e cenário de mudanças que a prática do Serviço Social se objetiva.

IV. Na década de 80, ainda na vigência da Ditadura, o no Serviço, via corrente marxista, passa a analisar a realidade pela capacidade crítica teórico-metodológica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: I, II e III estão corretas. A afirmativa IV está incorreta, pois a década de 80 não estava mais na vigência da Ditadura Militar no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais