Buscar

Pedro, proprietário de uma editora de livros jurídicos, concilia com Caio, que é doutrinador na matéria de Direito Civil, a produção de um livro de...

Pedro, proprietário de uma editora de livros jurídicos, concilia com Caio, que é doutrinador na matéria de Direito Civil, a produção de um livro de sua autoria. O dono da editora estabelece o assunto, o título e a base do conteúdo. Identifique o(s) tipo(s) de obrigação(ões) concernentes nesse negócio jurídico.

Na obrigação, ficam estabelecidas as obrigações conjugadas, pois Caio é devedor de obrigação de fazer, já que deverá desenvolver, de forma intelectual, a obra literária encomendada.
Há, ainda, a obrigação de dar ao entregar o livro original para a editora.
Também é uma obrigação de não fazer, pois de nada adiantaria a encomenda do livro se este fosse publicado por várias editoras concorrentes, ou seja, a obra não poderá ser vendida a mais ninguém.
a) Trata-se de obrigação de fazer pura.
b) Tratam-se de obrigações conjugadas de fazer e de dar.
c) Trata-se de obrigação de entregar coisa certa.
d) Trata-se de obrigação de fazer, de dar e de não fazer.
e) Trata-se de obrigação de resultado, sendo, portanto, uma obrigação de fazer.

Essa pergunta também está no material:

Aula III - Das obrigações de fazer e não fazer
8 pág.

Direito das Obrigações Universidade Estadual de GoiásUniversidade Estadual de Goiás

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O negócio jurídico entre Pedro e Caio envolve diferentes tipos de obrigações. São elas: b) Tratam-se de obrigações conjugadas de fazer e de dar. Isso porque Caio tem a obrigação de desenvolver a obra literária encomendada, o que é uma obrigação de fazer. Além disso, ele tem a obrigação de entregar o livro original para a editora, o que é uma obrigação de dar. Por fim, há também a obrigação de não fazer, que impede que a obra seja vendida a outras editoras concorrentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais