Buscar

Leia a manchete a seguir: "Um sambaqui com duas ossadas humanas e restos de uma fogueira foi encontrado junto às obras de duplicação da BR-470, em...

Leia a manchete a seguir:


"Um sambaqui com duas ossadas humanas e restos de uma fogueira foi encontrado junto às obras de duplicação da BR-470, em Ilhota. O espaço de pouco mais de mil metros quadrados foi descoberto há um ano. Em maio, este precioso material foi cuidadosamente retirado do local pelos arqueólogos da Espaço Arqueologia, empresa autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para estudar o agora Sambaqui Ilhota 2".


Considerando a situação hipotética de que um determinado cidadão destruiu o material presente no sambaqui, a partir da análise da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938 de 1981), o sujeito cometeu crime ambiental? Justifique sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o sujeito cometeu crime ambiental ao destruir o material presente no sambaqui. A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938 de 1981) estabelece que é crime causar poluição de qualquer natureza em níveis que possam resultar em danos à saúde humana ou ao meio ambiente. Além disso, a destruição de patrimônio arqueológico é considerada crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais