Buscar

Após o início da pandemia de COVID 19, diversas empresas começaram a desenvolver desinfetantes para ambientes residenciais, comerciais e hospitalar...

Após o início da pandemia de COVID 19, diversas empresas começaram a desenvolver desinfetantes para ambientes residenciais, comerciais e hospitalares. Gilberto criou em seu laboratório o produto de limpeza "Adeus COVID 19". Este produto possui substâncias tóxicas, que ainda não foram comprovadas se causam danos à saúde humana e ao meio ambiente, sendo necessária autorização dos respectivos órgãos públicos, para a sua produção, armazenamento e transporte. Gilberto ignorou as normas administrativas que regulamentam sua atividade e decidiu vendê-las. A polícia rodoviária apreendeu o seu caminhão, pois não possuía autorização para transportar aqueles produtos conforme dispõe a resolução da Agencia Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), e lhe advertiu que poderia responder por crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais. Diante deste caso, responda:

É indispensável a produção de prova pericial da nocividade do produto transportado para a responsabilidade penal do agente transportador.   

O mero transporte de substância elencada na resolução 420/2004 da ANTT, sem a devida autorização pelo respectivo órgão, é crime ambiental de acordo com o artigo 56 da Lei 9.605/98.

Não há expresso ser crime ambiental o transporte de substâncias tóxicas sem autorização da ANTT, logo, não há crime sem lei anterior que o defina.

O mero transporte de substância elencada na resolução 420/2004 da ANTT, sem a devida autorização pelo respectivo órgão, é crime ambiental de acordo com o artigo 54 da Lei 9.605/98.

Somente haverá imputação do artigo 56 da Lei 9.605/98, se for comprovado que a substância era tóxica e nociva ao meio ambiente e a saúde humana.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O mero transporte de substância elencada na resolução 420/2004 da ANTT, sem a devida autorização pelo respectivo órgão, é crime ambiental de acordo com o artigo 56 da Lei 9.605/98."

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais