Buscar

1) Defina Entropia e Energia Livre de Gibbs. Entropia: Grandeza física utilizada na Mecânica Estatística e na Termodinâmica para medir o grau de ...

1) Defina Entropia e Energia Livre de Gibbs.

Entropia: Grandeza física utilizada na Mecânica Estatística e na Termodinâmica para medir o grau de desordem de um sistema. Dizemos que, quanto maior for a variação de entropia de um sistema, maior será sua desordem, ou seja, menos energia estará disponível para ser utilizada.
Energia Livre de Gibbs: é a alteração de energia livre de um sistema quando este vai de um estado inicial, como, por exemplo, todos são reagentes, a um outro estado, final, como, por exemplo, todos são produtos. Este valor nos indica a energia máxima aproveitável liberada (ou absorvida) neste processo do estado inicial para o final. Além disso, seu sinal (de positivo ou negativo) nos diz se a reação vai ocorrer espontaneamente, ou seja, sem adição de energia.

Essa pergunta também está no material:

DANIELLE CRISTINA GOMES - ED ALUA 9 - 2a LEI DA TERMODINÂMICA
4 pág.

Físico-química I Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua definição de entropia está correta. A energia livre de Gibbs é uma grandeza termodinâmica que mede a quantidade de energia que pode ser utilizada em um sistema para realizar trabalho. Ela é definida como a diferença entre a entalpia e a temperatura multiplicada pela entropia do sistema. Quando a energia livre de Gibbs é negativa, a reação é espontânea e libera energia. Quando é positiva, a reação não é espontânea e requer energia para ocorrer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais