Buscar

Observe a saída do programa estatístico Stata na Figura 2, mostrando a associação entre fumo na gestação (exposição) e baixo peso ao nascer (desfec...

Observe a saída do programa estatístico Stata na Figura 2, mostrando a associação entre fumo na gestação (exposição) e baixo peso ao nascer (desfecho). Leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

A prevalência de baixo ao nascer nos indivíduos cujas mães fumaram na gestação foi 9,7%. O teste qui-quadrado não detectou associação estatisticamente significativa entre fumo na gestação e baixo peso ao nascer.
A prevalência de baixo ao nascer nos indivíduos cujas mães fumaram na gestação foi 7,9%. O teste t de Student não detectou associação estatisticamente significativa entre fumo na gestação e baixo peso ao nascer.
A prevalência de baixo ao nascer nos indivíduos cujas mães fumaram na gestação foi 6,8% O teste qui-quadrado detectou associação estatisticamente significativa entre fumo na gestação e baixo peso ao nascer.
Considerando que o valor-p do teste qui-quadrado foi > 0,05, rejeitamos a hipótese nula de que os valores observados são iguais aos valores esperados.
Esse resultado está errado, pois o teste mais adequado seria o teste t de Student.
A prevalência de baixo peso ao nascer foi de 90,3%, com fortíssima evidência estatística de associação.
a) A afirmativa I está correta.
b) A afirmativa II está correta.
c) A afirmativa III está correta.
d) A afirmativa IV está correta.
e) A afirmativa V está correta.
f) A afirmativa VI está correta.

Essa pergunta também está no material:

Prova 3 - GABARITO docx
12 pág.

Epidemiologia Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) A afirmativa I está correta. Isso porque a afirmativa I apresenta a prevalência de baixo peso ao nascer nos indivíduos cujas mães fumaram na gestação e informa que o teste qui-quadrado não detectou associação estatisticamente significativa entre fumo na gestação e baixo peso ao nascer. Essa é uma informação correta, pois o valor-p do teste qui-quadrado foi maior que 0,05, o que indica que não há evidência estatística de associação entre as variáveis.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina