Buscar

12. Explique como a leptina participa da regulação da massa corporal. A leptina age no hipotálamo reduzindo o apetite, reduzindo a ingestão de ali...

12. Explique como a leptina participa da regulação da massa corporal.

A leptina age no hipotálamo reduzindo o apetite, reduzindo a ingestão de alimento e a síntese de gordura.
Age aumentando a beta oxidação, aumentando a produção de energia e calor.
Começa a ser produzida quando há um aumento de tecido adiposo.
Atua no hipotálamo, nos neurônios do núcleo arqueado.
Age por meio de um receptor associado a proteína JAK.
A partir da ligação, ocorre uma fosforilação do receptor e, na sequência, fosforilação de proteínas STAT.
As proteínas STATs fosforiladas formam um dímero, o qual vai até o núcleo e se ligam nos genes, estimulando a síntese de RNA mensageiros de neuropeptídeos, como o alfa-MSH.
No núcleo arqueado do hipotálamo, ela estimula os neurônios anorexígenos, os quais produzem o hormônio estimulante de melanócitos (alfa-MSH).

Essa pergunta também está no material:

Exercicios Integracao do Metabolismo
10 pág.

Bioquímica II Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo que age no hipotálamo, mais especificamente nos neurônios do núcleo arqueado, para regular a massa corporal. Ela reduz o apetite, diminuindo a ingestão de alimentos e a síntese de gordura, além de aumentar a beta oxidação, aumentando a produção de energia e calor. A leptina começa a ser produzida quando há um aumento de tecido adiposo. A leptina age por meio de um receptor associado a proteína JAK. A partir da ligação, ocorre uma fosforilação do receptor e, na sequência, fosforilação de proteínas STAT. As proteínas STATs fosforiladas formam um dímero, o qual vai até o núcleo e se ligam nos genes, estimulando a síntese de RNA mensageiros de neuropeptídeos, como o alfa-MSH. No núcleo arqueado do hipotálamo, ela estimula os neurônios anorexígenos, os quais produzem o hormônio estimulante de melanócitos (alfa-MSH). O alfa-MSH, por sua vez, atua em outros neurônios do hipotálamo, reduzindo o apetite e aumentando o gasto energético, contribuindo para a regulação da massa corporal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais