Buscar

Analise as reações da piruvato desidrogenase e do ciclo do ácido cítrico, o acetil-CoA pode ser utilizado para a síntese de glicose através da glic...

Analise as reações da piruvato desidrogenase e do ciclo do ácido cítrico, o acetil-CoA pode ser utilizado para a síntese de glicose através da gliconeogênese?

Não. O Acetil-Coa pode seguir por 3 caminhos: produzir ATP, entrando no CK, produzir corpos cetônicos ou sintetizar ácidos graxos.

Essa pergunta também está no material:

Exercicios Ciclo de Krebs
1 pág.

Bioquímica II Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Correto, o acetil-CoA não pode ser utilizado diretamente na gliconeogênese, pois a sua entrada no ciclo de Krebs resulta na formação de NADH e FADH2, que são utilizados na cadeia respiratória para produção de ATP. No entanto, o acetil-CoA pode ser convertido em oxaloacetato, que é um intermediário da gliconeogênese, por meio da enzima piruvato carboxilase. Dessa forma, o acetil-CoA pode ser utilizado indiretamente na síntese de glicose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais