Buscar

O potencial mutagênico, teratogênico e carcinogênico de grande parte dos agentes antineoplásicos, utilizados no tratamento do câncer, está bem esta...

O potencial mutagênico, teratogênico e carcinogênico de grande parte dos agentes antineoplásicos, utilizados no tratamento do câncer, está bem estabelecido. As condições de trabalho e o manuseio dos agentes antineoplásicos, de forma inadequada, podem favorecer a exposição ocupacional através da inalação do agente na forma de aerossóis, da absorção cutânea ou ingestão acidental. Dessa forma, a biossegurança deve ser vista como campo de realização de práticas técnicas destinadas e controlar riscos à vida e ao meio ambiente.

 

MANFREDO, Flávia da S.; ELIAS, Sabrina C. Manipulação de Agentes Antineoplásicos: questão da biossegurança. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ, ano 4, p. 54-61, jan./dez. 2005 (adaptado).

 

Sobre a manipulação de agentes antineoplásicos e as normas de manipulação e biossegurança determinadas pela ANVISA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A diluição e a reconstituição dos citostáticos devem ser feitas de acordo com as normas de segurança pré-estabelecidas, em câmara de segurança biológica classe II tipo B2, que apresenta fluxo laminar horizontal.

 

PORQUE

II. Na manipulação de medicamentos citostáticos, devemos proteger tanto o manipulador quanto o medicamento, sendo recomendada a utilização de técnica estéril durante todo o procedimento.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais