Buscar

A origem da Sociologia... As duas grandes transformações sociais ocorridas nesse período (séc. XVIII e XIX) na Inglaterra que chamaram a atenção do...

A origem da Sociologia...
As duas grandes transformações sociais ocorridas nesse período (séc. XVIII e XIX) na Inglaterra que chamaram a atenção dos teóricos da sociologia, foram:
Com base na afirmativa e no que você estudou sobre a origem da sociologia, marque a alternativa correta.
O acontecimento das grandes navegações ampliou consideravelmente a concepção de mundo para os europeus, novos povos, novas culturas que não só exigiram uma nova forma de ver e pensar a sociedade, mas ao mesmo tempo representou uma expansão do comércio de novas mercadorias entre esses povos. Criando assim, uma dependência econômica entre os povos. Assinale a alternativa correta:
As transformações na sociedade europeia não estavam ocorrendo somente no campo das ideias, como era o caso da consolidação da ciência racional como ferramenta de interpretação do mundo, como defendiam os iluministas.
A Sociologia, como ciência da sociedade, não é ideia de um único autor ou surgiu de repente; ela é fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do séc. XV, quando ocorreram transformações significativas (o êxodo rural, a expansão marítima, o surgimento da burguesia e outras mudanças), que culminaram com as Revoluções Francesa e Industrial, consolidando a sociedade capitalista.
O contato com novas culturas permitiu que a Europa confirmasse que a sua cultura era superior ao dos povos descobertos.
A. primeiramente, a consolidação do capitalismo, através da Revolução Industrial, que alterou as relações do trabalho (do artesão para as indústrias); e, em segundo lugar, a saída do homem do campo para os centros urbanos que acabou por gerar vários problemas sociais, tais como: a hipertrofia social, a violência, a pobreza, dentre outros.
B. As transformações ocorridas a partir do séc. XV não podem ser entendidas de forma isoladas, pois fazem parte de um mesmo processo que levou às Revoluções Francesa e Industrial e deu origem à Sociologia.
C. O advento de natureza econômica que deu origem à Sociologia é a Revolução Francesa
D. O contato com novas culturas permitiu que a Europa confirmasse que a sua cultura era superior ao dos povos descobertos.
E. O advento das grandes navegações, possibilitou que as cidades crescessem e se modernizassem, estimulando o comércio e a produção de novas mercadorias.

Essa pergunta também está no material:

Sociologia Etapa I
5 pág.

Sociologia Universidade UniriosUniversidade Unirios

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. As transformações ocorridas a partir do século XV não podem ser entendidas de forma isoladas, pois fazem parte de um mesmo processo que levou às Revoluções Francesa e Industrial e deu origem à Sociologia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais