Buscar

Questão 5: Considere o texto de Rubem Alves e analise as afirmativas. "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiola...

Questão 5: Considere o texto de Rubem Alves e analise as afirmativas. "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são submissos e obedientes. Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

O texto tem como tema o aprisionamento das aves em gaiolas.
O autor defende um ponto de vista sobre o papel da escola: ela deve estimular o desenvolvimento do aluno, sem submetê-lo a uma educação opressora.
A argumentação do texto baseia-se na comparação do ensino com elementos concretos, como gaiolas e asas.
A) I, II e III.
B) II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, apenas.
E) III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO -EXAME 3
1 pág.

Comunicação e Expressão Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II e III. Justificativa: I. O texto tem como tema o aprisionamento das aves em gaiolas. (Correta) II. O autor defende um ponto de vista sobre o papel da escola: ela deve estimular o desenvolvimento do aluno, sem submetê-lo a uma educação opressora. (Correta) III. A argumentação do texto baseia-se na comparação do ensino com elementos concretos, como gaiolas e asas. (Correta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais