Buscar

A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afrobrasileira, indígena e africana impõe a reflexão sobre as possibilidades para trabalhar essa ...

A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afrobrasileira, indígena e africana impõe a reflexão sobre as possibilidades para trabalhar essa temática na sala de aula. Considerando esse debate é viável afirmar: Escolha uma opção: a. Os temas e conteúdos ensinados na sala de aula devem priorizar os estereótipos consolidados dos negros e indígenas pela literatura. b. Através do ensino de História, perpassando outras disciplinas, deve-se selecionar conteúdos e temas que valorizem o protagonismo, a resistência e a cultura dos negros e indígenas. c. A cultura africana e indígena deve ser abordada sob o seu viés exótico. d. Ao abordar as temáticas indígenas, os professores devem estar atentos para representa-los conforme a literatura pautada no romantismo. e. A religiosidade africana e afrobrasileira deve ser um tema evitado na sala de aula por gerar polêmica e se contrapor ao cristianismo.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B: "Através do ensino de História, perpassando outras disciplinas, deve-se selecionar conteúdos e temas que valorizem o protagonismo, a resistência e a cultura dos negros e indígenas." A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afrobrasileira, indígena e africana tem como objetivo combater o racismo e a discriminação, além de valorizar a diversidade cultural do país. Para trabalhar essa temática na sala de aula, é importante selecionar conteúdos e temas que valorizem o protagonismo, a resistência e a cultura dos negros e indígenas, e não apenas reproduzir estereótipos consolidados pela literatura. Além disso, é importante que essa abordagem seja feita de forma transversal, perpassando outras disciplinas, e não apenas na disciplina de História.

0
Dislike0
User badge image

Roxannie

A opção mais adequada é:

b. Através do ensino de História, perpassando outras disciplinas, deve-se selecionar conteúdos e temas que valorizem o protagonismo, a resistência e a cultura dos negros e indígenas.

Explicação:

A Lei 10.639/2003, posteriormente alterada pela Lei 11.645/2008, torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Indígena e Africana nas escolas. Essa obrigatoriedade visa combater o racismo, promover a igualdade e reconhecer a contribuição histórica, cultural e social dos negros e indígenas.

A opção "b" reflete a abordagem mais inclusiva e respeitosa, pois destaca a importância de selecionar conteúdos que valorizem o protagonismo, a resistência e a cultura desses grupos, indo além dos estereótipos e buscando uma representação mais fiel e enriquecedora. Essa abordagem contribui para uma educação mais plural e consciente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais