Buscar

Questão 7) Um sistema de classificação de solos bastante utilizado em obras de pavimentação é o HRB – Highway Research Board – em que se considera...

Questão 7)


Um sistema de classificação de solos bastante utilizado em obras de pavimentação é o HRB – Highway Research Board – em que se considera a granulometria, o limite de liquidez, o índice de liquidez e o índice de grupo. Esse sistema de classificação está intimamente ligado ao dimensionamento de pavimentos por índices de grupo.


(Fonte: DNIT, 2006. Manual de pavimentação. Publicação IPR – 719. Ministério do transporte. Departamento nacional de infraestrutura de transportes, Instituto de pesquisas rodoviárias.)

 

Sobre o sistema HRB de classificação de solos, julgue os itens a seguir.


I. Os solos classificados por esse sistema são divididos em grupos e subgrupos em função de suas características de granulometria, de limites de consistência e de índices de grupo.

II. Entre os grandes grupos existentes, os solos por esse sistema de classificação podem ser divididos, de forma básica, em granulares (grupos A-1 até A-3), solos finos (grupos A-5 até A-7) e, ainda, solos altamente orgânicos, sendo feita a classificação sempre por eliminação.

III. O índice de grupo (IG), calculado para solos por meio desse sistema de classificação, varia de 0 a 100 e permite verificar os aspectos de plasticidade e de graduação das partículas do solo.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, II e III.

B) 

II e III, apenas.

C) 

I e II, apenas.

D) 

III, apenas.

E) 

I e III, apenas.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais