Logo Passei Direto
Buscar
Questão 6: A empresa Slow Poison está testando um novo fertilizante a ser lançado no mercado. Para tanto, dividiu um mesmo terreno, submetido a iguais características ambientais, em 60 quadrados de mesmo tamanho, fertilizando 30 deles com o novo produto e os outros 30 com o produto antigo. A mesma cultura agrícola foi plantada em todo o terreno sem nenhuma diferenciação entre os quadrados de controle. A colheita nos terrenos que usaram o novo fertilizante foi de 18,2 sacas e com desvio padrão de 0,63, enquanto nos terrenos fertilizados com o produto antigo a produtividade foi de 17,8 sacas e com desvio padrão de 0,54 sacas. A partir desses dados, foi testada a hipótese de o fertilizante novo ser melhor que o antigo, com 5% de significância. Conclui-se que:

O teste bilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0.
O teste unilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0.
O teste bilateral mostra que o fertilizante novo não é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo inferior a 0,15 rejeita a hipótese H0.
O teste unilateral mostra que o fertilizante novo não é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo inferior a 0,15 rejeita a hipótese H0.
A) O teste bilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0.
B) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0.
C) O teste bilateral mostra que o fertilizante novo não é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo inferior a 0,15 rejeita a hipótese H0.
D) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo não é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo inferior a 0,15 rejeita a hipótese H0.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para resolver essa questão, precisamos analisar os dados fornecidos e entender o que cada teste estatístico implica. 1. Dados fornecidos: - Fertilizante novo: média de 18,2 sacas, desvio padrão de 0,63. - Fertilizante antigo: média de 17,8 sacas, desvio padrão de 0,54. - O teste é feito com um nível de significância de 5%. 2. Hipóteses: - Hipótese nula (H0): O fertilizante novo não é melhor que o antigo (ou seja, a diferença é menor ou igual a 0,15). - Hipótese alternativa (H1): O fertilizante novo é melhor que o antigo (ou seja, a diferença é maior que 0,15). 3. Análise das opções: - A) O teste bilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0. - B) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0. - C) O teste bilateral mostra que o fertilizante novo não é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo inferior a 0,15 rejeita a hipótese H0. - D) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo não é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo inferior a 0,15 rejeita a hipótese H0. 4. Conclusão: - Como a média do fertilizante novo (18,2) é maior que a do antigo (17,8), a diferença é de 0,4 sacas, que é maior que 0,15. Portanto, podemos rejeitar a hipótese nula (H0) e concluir que o fertilizante novo é melhor. - O teste é unilateral, pois estamos testando se o novo fertilizante é "melhor" (não apenas diferente). Dessa forma, a alternativa correta é: B) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) O teste bilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0. Isso significa que, com 5% de significância, a hipótese nula (H0) de que não há diferença significativa entre o novo fertilizante e o antigo é rejeitada, e a hipótese alternativa (H1) de que o novo fertilizante é melhor é aceita.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

te novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0. C) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H1. D) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo não é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H0. E) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo é pior que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H1.


C) O teste unilateral mostra que o fertilizante novo é melhor que o antigo. Valores críticos: diferença do número de sacas a favor do fertilizante novo superior a 0,15 rejeita a hipótese H1.

Mais conteúdos dessa disciplina