Buscar

A construção de códigos em projetos resolvem problemas diversos. Considere o seguinte código em C#. public class DisciplinaAction extends AppActio...

A construção de códigos em projetos resolvem problemas diversos. Considere o seguinte código em C#.

public class DisciplinaAction extends AppAction  {

public List listarDisciplinasporCurso(Curso curso){

….}

public List listarAlunosPorDisciplina(Aluno aluno){



}

public int totalizarDisciplinasPorCurso(Curso curso){

….}

Sobre o Princípio de Responsabilidade Única e a classe acima, marque a alternativa correta.



a. Essa classe atende integralmente o Princípio de Responsabilidade Única, por ser desenvolvida em C# e utilizar orientação a objetos.
b. Essa classe não atende ao Princípio de Responsabilidade Única, devido ao método de listarDisciplinasPorCurso.
c. Essa classe não atende ao Princípio de Responsabilidade Única, pois possui um método que tem como resposta a quantidade de alunos.
d. A violação do princípio está na utilização de interfaces para realizar diversas ações, o que não é uma solução viável ao contexto.
e. Essa classe atende parcialmente o Princípio de Responsabilidade Única, pois o seu método de totalizar disciplinas não possui um retorno ligado diretamente a disciplinas, e sim, a curso.

Essa pergunta também está no material:

Padrões de projeto para construção de componentes com reúso
6 pág.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Faculdade MultivixFaculdade Multivix

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. Essa classe não atende ao Princípio de Responsabilidade Única, pois possui um método que tem como resposta a quantidade de alunos. O Princípio de Responsabilidade Única (SRP) estabelece que uma classe deve ter apenas uma responsabilidade, ou seja, deve ter apenas um motivo para mudar. No código apresentado, a classe DisciplinaAction possui três métodos, cada um com uma responsabilidade diferente. O método listarDisciplinasporCurso é responsável por listar as disciplinas de um curso, o método listarAlunosPorDisciplina é responsável por listar os alunos de uma disciplina e o método totalizarDisciplinasPorCurso é responsável por retornar a quantidade de disciplinas de um curso. Como o método totalizarDisciplinasPorCurso retorna a quantidade de disciplinas de um curso e não está diretamente ligado a disciplinas, a classe não atende completamente ao Princípio de Responsabilidade Única.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais