Buscar

A questão 44 do Exame de Ordem, prova branca, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a adoção de Bernardo por Maria, apresenta proble...

A questão 44 do Exame de Ordem, prova branca, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a adoção de Bernardo por Maria, apresenta problemas significativos.

Existem duas respostas corretas: a opção B, gabarito da questão, é baseada em uma decisão do STJ que permite à mãe biológica adotar seu próprio filho, e a outra opção C, se alinha com a letra da lei, que é contrária a tal adoção.
Segundo o ECA, a adoção é irrevogável (art. 39, §1º) e incaducável (art. 49).
A opção B, que é o gabarito da questão, afirma que a mãe biológica deverá se candidatar à adoção de Bernardo, da mesma forma e pelos mesmos procedimentos que qualquer outro candidato.
A opção C afirma que a mãe biológica não poderá se candidatar à readoção de seu filho biológico, pois a dissolução do vínculo familiar é perene.
Ambas as opções estão corretas, pois a decisão do STJ que permite a mãe biológica adotar seu próprio filho é uma exceção à regra geral da irrevogabilidade da adoção.
Portanto, a questão apresenta problemas e pode ser anulada.
Questão passível de anulação.

Essa pergunta também está no material:

Questoes passiveis de recurso - 39 EO
9 pág.

Oab Faculdade de ImperatrizFaculdade de Imperatriz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Entendo que você está compartilhando uma opinião sobre a questão 44 do Exame de Ordem, prova branca, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a adoção de Bernardo por Maria. No entanto, não há uma pergunta clara para que eu possa responder. Se você tiver alguma dúvida específica sobre o assunto, por favor, faça uma pergunta clara e objetiva para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais