Buscar

What is the definition of coronary artery disease (CAD)? A doença arterial coronária (DAC) pode ser definida como uma condição que é caracterizada...

What is the definition of coronary artery disease (CAD)?

A doença arterial coronária (DAC) pode ser definida como uma condição que é caracterizada por anormalidades estruturais ou funcionais das artérias coronárias que são os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração, esse conjunto de artérias constituem a circulação coronária.
Essas artérias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando no seu interior, esse processo é denominado de aterosclerose, essa lesão tem gatilho a partir de lesões endoteliais que podem ser hemodinâmicas, bio-humoral, acúmulo de produtos finais da glicação não enzimática, irritantes químicos, aminas vasoativas, fatores genéticos e agentes infecciosos.
Os principais sinais e sintomas da DAC podem incluir: dor no peito (angina), falta de ar, principalmente durante atividades físicas ou até mesmo em repouso, fadiga, sentir-se sem energia ou cansado até mesmo em repouso, palpitações, sensação de batimentos cardíacos acelerados ou irregulares, tontura ou desmaio, se o coração não estiver recebendo oxigênio suficiente, náuseas e vômitos, sudorese excessiva, ansiedade e insônia. Os sintomas podem variar de acordo com cada caso, levando em consideração que em alguns casos a DAC pode ser assintomática.
Existem diversos fatores de risco associados com o desenvolvimento da DAC, entre eles, pode-se destacar: a idade, mulheres com mais de 55 anos e homens com mais de 45 anos tem maior probabilidade; histórico familiar; sexo, homens tem maior probabilidade de desenvolver; tabagismo, é um dos principais fatores pois o tabagismo danifica as artérias e contribui para o acúmulo de placas de gordura; hipertensão, pois a pressão arterial elevada exerce uma pressão adicional nas paredes das artérias; níveis elevados de colesterol; diabetes; obesidade; sedentarismo; alimentação desregrada, ricas em gorduras saturadas, colesterol, sódio, baixo consumo de frutas, legumes e grãos integrais; estresse; consumo excessivo de álcool; apneia do sono; doença renal crônica e inflamação crônica.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
2 pág.

Cardiologia I Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A doença arterial coronária (DAC) é uma condição caracterizada por anormalidades estruturais ou funcionais das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. Essas artérias podem ser obstruídas por placas de gordura que se depositam em seu interior, processo denominado aterosclerose. Os principais sintomas da DAC incluem dor no peito (angina), falta de ar, fadiga, palpitações, tontura ou desmaio, náuseas e vômitos, sudorese excessiva, ansiedade e insônia. Existem diversos fatores de risco associados ao desenvolvimento da DAC, como idade, histórico familiar, tabagismo, hipertensão, níveis elevados de colesterol, diabetes, obesidade, sedentarismo, alimentação desregrada, estresse, consumo excessivo de álcool, apneia do sono, doença renal crônica e inflamação crônica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais