Buscar

O desenvolvimento teórico e metodológico da ciência geográfica é constantemente atravessado por determinados períodos e contextos históricos, que a...

O desenvolvimento teórico e metodológico da ciência geográfica é constantemente atravessado por determinados períodos e contextos históricos, que acabam por influenciar modificações, transformações, desusos e novas possibilidades nos estudos da Geografia de acordo com cada época. Logo, podemos afirmar que a contextualização histórica é de grande importância para compreendermos o desenvolvimento da Geografia, do pensamento e do labor realizado por geógrafos e geógrafas do mundo todo. A partir disso, marque uma única alternativa correta abaixo:


a. Diferente das outras ciências, a Geografia não teve forte influência do positivismo do século XIX.
b. O início do chamado movimento de renovação da Geografia ou Nova Geografia, teve sua origem na chegada do neopositivismo após a Segunda Guerra Mundial.
c. A Geografia Crítica surge como uma corrente de pensamento que se opõe à Geografia Tradicional, a partir da década de 1970, e tem como um de seus principais expoentes David Harvey.
d. A Geografia Humanista, que surge na década de 1950, tem como principal característica a ênfase na subjetividade e na experiência individual do espaço.
e. A Geografia Quantitativa, que surge na década de 1960, tem como principal característica a utilização de técnicas matemáticas e estatísticas para análise do espaço geográfico.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Metodologia no ensino de Geografia
12 pág.

Geografia Prova Universidade Estadual de RoraimaUniversidade Estadual de Roraima

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c. A Geografia Crítica surge como uma corrente de pensamento que se opõe à Geografia Tradicional, a partir da década de 1970, e tem como um de seus principais expoentes David Harvey. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas sobre o desenvolvimento teórico e metodológico da ciência geográfica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais