Buscar

Desigualdade social causas e consequencias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Geografia 
Prof: Suzana
Desigualdade social: causas e consequências
A desigualdade social está presente em boa parte do mundo, inclusive no Brasil. Ela é marcada por uma disparidade de oportunidades, diferenças econômicas e muitos outros fatores negativos. Assim, fazendo com que suas causas e consequências sejam assunto entre os mais diversos estudiosos. A seguir, elencamos alguns conceitos importantes para entender o problema.
O que é desigualdade social?
Desigualdade social é a diferença entre classes sociais. Para entender esse conceito, precisamos levar em consideração que uma classe social é um grupo de pessoas com status social similar. Sendo que esse status pode ser definido por distintas variáveis que abarcam aspectos econômicos, educacionais, culturais, de gênero, raça e crença. 
Assim, a desigualdade social está diretamente relacionada a fatores que tornam alguns indivíduos menos favorecidos do que outros dentro de uma sociedade hierarquizada. Isso dá origem também à desigualdade econômica, de gênero e racial.
Desigualdade econômica
A desigualdade econômica se refere à má distribuição de renda entre as classes sociais. Ela fica bem nítida ao observar que uma pequena parcela da população concentra a maior parte do dinheiro. Enquanto isso, boa parte da sociedade é pobre e passa por diversas consequências advindas da instabilidade financeira.
Desigualdade de gênero
A desigualdade de gênero é consequência de uma sociedade patriarcal e machista que subjuga mulheres e privilegia homens. Bem como as outras formas de desigualdade, é um processo sutil e complexo, variando politicamente e historicamente de acordo com a sociedade.
No entanto, de modo geral, a desigualdade de gênero em todos os lugares traz consequências em comum. Essas são:
· Oportunidades e salários desiguais (fatores econômicos relacionados à pobreza);
· Sobrecarga de trabalho (advinda da imposição de tarefas domésticas e maternidade compulsória);
· Risco de violência (violência doméstica, relações abusivas e feminicídio);
Desigualdade racial e étnica
A desigualdade racial e étnica é o resultado de uma estrutura de poder que coloca uma etnia ou raça acima das outras de forma hierárquica. Junto à desigualdade racial há o racismo, discriminação e segregação racial. Tudo isso deriva de um processo histórico, social e político que se difere dependendo da sociedade.
O Brasil é marcado pela colonização que explorou negros africanos e indígenas por meio da escravidão. Por muito tempo, as teorias científicas e sociológicas desenvolvidas no país procuraram afirmar que uma raça era melhor que a outra. Mesmo com a ciência avançando e destruindo tais argumentos e com o estabelecimento de políticas de ações afirmativas, racismo e desigualdade social ainda imperam juntos. Logo, os negros e indígenas são menos favorecidos.
Causas da desigualdade social
A desigualdade social, há muito tempo, é um tema discutido por diferentes pensadores e sociólogos. As diversas teorias elaboradas divergem e também se encontram em alguns momentos. Assim, tentando traçar um panorama sobre as origens, as causas e as consequências da desigualdade.

Outros materiais