Buscar

A licitação não se constitui em uma opção do Poder Público, e sim em uma obrigação. Essa obrigação está sedimentada na exteriorização da vontade do...

A licitação não se constitui em uma opção do Poder Público, e sim em uma obrigação. Essa obrigação está sedimentada na exteriorização da vontade do agente público, vinculado à lei, e se aplica a todas as entidades e órgãos públicos. As modalidades licitatórias são os diferentes ritos previstos na legislação para o processamento da licitação. A Lei 8.666/93 apresenta cinco tipos de modalidades licitatórias, que são a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso e o leilão. Ao administrador público, é proibida, pela referida lei, a criação de nova modalidade de licitação ou, até mesmo, a combinação das existentes. Porém, o legislador possui o direito de criar novas modalidades, assim, após a lei denominada de Lei de Licitações, foram criadas novas modalidades, como a consulta e o pregão.

 

MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2017 (adaptado).

 

Nesse sentido, de acordo com as modalidades e os aspectos formais da licitação nos termos da legislação constitucional e infraconstitucional, julgue os itens a seguir.

 

I. Nas cinco modalidades de licitação criadas pela Lei 8.666/93 e nas outras duas criadas por leis específicas, a decisão do Poder Público em relação à escolha do concorrente estará vinculada à proposta que apresentar o menor preço, pois a economicidade é fator preponderante para as finalidades do Estado e os princípios do processo licitatório. 

 

II. O concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

 

III. O leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis que não mais servirem à administração a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.  

 

É correto o que se afirma em 

A) 

II, apenas.

B) 

II e III, apenas.  

C) 

I e III, apenas.  

D) 

I, apenas.

E) 

I, II e III.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III, apenas. Justificativa: I. Nas cinco modalidades de licitação criadas pela Lei 8.666/93 e nas outras duas criadas por leis específicas, a decisão do Poder Público em relação à escolha do concorrente estará vinculada à proposta que apresentar o menor preço, pois a economicidade é fator preponderante para as finalidades do Estado e os princípios do processo licitatório. - Correta. II. O concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. - Correta. III. O leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis que não mais servirem à administração a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. - Correta. Portanto, as alternativas I e III estão corretas, mas a alternativa II está incorreta, pois o prazo mínimo para publicação do edital de concurso é de 30 dias, e não 45 dias. A alternativa correta é a letra B) II e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais