Buscar

Quais são as principais questões tratadas no Estatuto do Idoso? O Estatuto do Idoso trata, entre outras, dos direitos das medidas de proteção e da...

Quais são as principais questões tratadas no Estatuto do Idoso?

O Estatuto do Idoso trata, entre outras, dos direitos das medidas de proteção e da de atendimento ao idoso, assim como das condutas contra os idosos que constituem crimes.
Dentre os direitos fundamentais dos idosos, além do direito à vida, à liberdade, ao respeito e à dignidade, o Estatuto do Idoso faz referência também ao direito à alimentação, à educação, ao esporte e lazer, à profissionalização e ao trabalho, à Previdência Social, à Assistência à habitação e ao transporte.
A proteção conferida pelo Estatuto traduz-se na regulação desses direitos no que tem de específico aos idosos, com destaque para: a prioridade de atendimento nos serviços públicos; o acesso gratuito a medicamentos; a proibição de reajuste em planos de saúde por idade; o transporte urbano e interestadual gratuito; e a meia-entrada em espetáculos.

Essa pergunta também está no material:

IMG-20191023-WA0077
1 pág.

Serviço Social Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Estatuto do Idoso trata de diversos direitos e medidas de proteção aos idosos. Dentre as principais questões abordadas, podemos destacar: - Direito à vida, à liberdade, ao respeito e à dignidade; - Direito à alimentação, à educação, ao esporte e lazer, à profissionalização e ao trabalho, à Previdência Social, à Assistência à habitação e ao transporte; - Prioridade de atendimento nos serviços públicos; - Acesso gratuito a medicamentos; - Proibição de reajuste em planos de saúde por idade; - Transporte urbano e interestadual gratuito; - Meia-entrada em espetáculos; - Medidas de proteção contra a violência e a negligência; - Crimes cometidos contra os idosos e suas penalidades; - Criação de conselhos de direitos do idoso; - Estímulo à participação dos idosos na sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais