Buscar

Mesmo que o tom geral do livro seja bem-humorado e divertido, algumas passagens apresentam uma visão crítica de situações e comportamentos, introdu...

Mesmo que o tom geral do livro seja bem-humorado e divertido, algumas passagens apresentam uma visão crítica de situações e comportamentos, introduzindo uma certa "seriedade" no conteúdo que se quer passar ao leitor. Relacione essa afirmativa aos seguintes momentos do enredo: A maledicência e a injustiça dos moradores de Rio Acima na "acusação" contra Geraldo, no episódio da morte do Pingolinha. (capítulo I); A hipocrisia nas relações sociais e no comportamento sexual, no episódio da viúva Correia Lopes (capítulo II); Os "vícios" e maus hábitos na política mineira (vários capítulos); A violência e o preconceito contra os mais fracos e humildes (episódio da morte do cego Elias e em outros capítulos); A desorganização e "inutilidade" da vida militar (episódio de Viramundo no Esquadrão da Cavalaria); A miséria e a desigualdade social (episódio da "revolta" em Belo Horizonte)


a) Todas as passagens citadas apresentam uma visão crítica de situações e comportamentos.
b) Apenas as passagens citadas nos episódios da viúva Correia Lopes e da morte do cego Elias apresentam uma visão crítica de situações e comportamentos.
c) Apenas as passagens citadas nos episódios da morte do Pingolinha e da "revolta" em Belo Horizonte apresentam uma visão crítica de situações e comportamentos.

Essa pergunta também está no material:

9-ANO
3 pág.

Português Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Todas as passagens citadas apresentam uma visão crítica de situações e comportamentos. O livro apresenta uma visão crítica de diversas situações e comportamentos, como a maledicência e injustiça dos moradores de Rio Acima, a hipocrisia nas relações sociais e comportamento sexual, os vícios e maus hábitos na política mineira, a violência e preconceito contra os mais fracos e humildes, a desorganização e inutilidade da vida militar, a miséria e desigualdade social. Mesmo com um tom geral bem-humorado e divertido, o autor consegue introduzir uma certa seriedade no conteúdo que se quer passar ao leitor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais