Buscar

Hoje devemos pensar em mobilidade e acessibilidade. Os deficientes físicos e cadeirantes necessitam de projetos especiais que permitam o seu acesso...

Hoje devemos pensar em mobilidade e acessibilidade. Os deficientes físicos e cadeirantes necessitam de projetos especiais que permitam o seu acesso aos veículos e às edificações. Os engenheiros e arquitetos devem levar em conta as características de mobilidade do cadeirante e sua cadeira de rodas. Hoje temos ônibus e vans com acesso especial, fazendo com que seja possível a entrada do deficiente físico nos veículos de transporte.

Pensando nisso, você deve projetar uma plataforma de acesso veicular para cadeirantes, com área de um metro quadrado (1 X 1 metro). A plataforma deve içar a carga máxima de 180 kg (cadeira de rodas com o cadeirante sentado).

Existem duas opções: plataformas com acionamento pneumático ou hidráulico. Existe no veículo disponibilidade de ar comprimido para o projeto. Também é possível instalar uma miniunidade hidráulica com motor 12 Volts, ligado à bateria veicular, para acionar um sistema hidráulico.

Você deve levar em conta aspectos como mecanismos de segurança ao cadeirante, velocidades precisas e controladas e suavidade de movimentos da plataforma. Não é necessário velocidade, e sim suavidade para maior segurança.

Justifique seus argumentos para definir qual sistema será utilizado: pneumático ou hidráulico.​​​​​​​


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para definir qual sistema será utilizado, é necessário levar em consideração alguns aspectos técnicos. O sistema pneumático é mais simples e mais barato, pois utiliza ar comprimido para acionar a plataforma. No entanto, ele pode ser menos preciso e suave, o que pode ser um problema para a segurança do cadeirante. Além disso, o sistema pneumático pode ser mais suscetível a vazamentos de ar, o que pode comprometer o funcionamento da plataforma. Já o sistema hidráulico é mais complexo e mais caro, pois utiliza um fluido hidráulico para acionar a plataforma. No entanto, ele é mais preciso e suave, o que aumenta a segurança do cadeirante. Além disso, o sistema hidráulico é menos suscetível a vazamentos, o que garante um funcionamento mais confiável da plataforma. Portanto, para garantir a segurança e a eficiência da plataforma de acesso veicular para cadeirantes, é recomendável utilizar o sistema hidráulico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes