Buscar

MMN, mulher, 22 anos, estudante de medicina, previamente hígida, procura atendimento em seu ambulatório com queixa de dor abdominal iniciada cerca ...

MMN, mulher, 22 anos, estudante de medicina, previamente hígida, procura atendimento em seu ambulatório com queixa de dor abdominal iniciada cerca de 12 horas antes, localizada inicialmente em região periumbilical e, no momento mais concentrada em região de fossa ilíaca direita, associada a hiporexia e febre de 38,6Oc e sem melhora ao uso de analgésicos regularmente de 4/4h desde o início do quadro. Quais manobras do exame físico abdominal podem corroborar com a hipótese diagnóstica?

MMN é uma mulher de 22 anos, estudante de medicina, previamente hígida.
MMN procura atendimento em seu ambulatório com queixa de dor abdominal iniciada cerca de 12 horas antes, localizada inicialmente em região periumbilical e, no momento mais concentrada em região de fossa ilíaca direita, associada a hiporexia e febre de 38,6Oc e sem melhora ao uso de analgésicos regularmente de 4/4h desde o início do quadro.
A) Manobra de Guyon – apendangite epiploica
B) Sinal de Giordano – pielonefrite aguda
C) Sinal de Murphy – abscesso hepático
D) Sinal do obturador – apendicite aguda

Essa pergunta também está no material:

GASTRO (B) - PAPM IV - 104
3 pág.

Semiologia Médica Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando a queixa de dor abdominal iniciada cerca de 12 horas antes, localizada inicialmente em região periumbilical e, no momento mais concentrada em região de fossa ilíaca direita, associada a hiporexia e febre de 38,6Oc e sem melhora ao uso de analgésicos regularmente de 4/4h desde o início do quadro, a manobra do exame físico abdominal que pode corroborar com a hipótese diagnóstica é o Sinal do Obturador, que é positivo em casos de apendicite aguda. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais