Buscar

Chega à emergência a professora de medicina da disciplina de Cirurgia geral, 53 anos, com suspeita de quadro de apendicite. No entanto, demonstra i...

Chega à emergência a professora de medicina da disciplina de Cirurgia geral, 53 anos, com suspeita de quadro de apendicite. No entanto, demonstra inquietação sobre o padrão de apresentação da dor, que iniciou-se em região periumbilical mas evoluiu para região de flanco direito. Ela então solicita que você realize uma manobra mais condizente com a evolução e que melhor defina a possível localização do apêndice:

Paciente do sexo feminino, 53 anos, com suspeita de quadro de apendicite.
Dor iniciou-se em região periumbilical mas evoluiu para região de flanco direito.
Professora de medicina da disciplina de Cirurgia geral solicita que seja realizada uma manobra mais condizente com a evolução e que melhor defina a possível localização do apêndice.
a)Manobra de Bates – fossa ilíaca direita
b)Manobra de Blumberg – ponto de McBurney
c)Manobra de Lapinsky - retrocecal
d)Manobra de Murphy - perihepático

Essa pergunta também está no material:

GASTRO (B) - PAPM IV - 106
3 pág.

Semiologia Médica Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A manobra mais condizente com a evolução e que melhor define a possível localização do apêndice é a Manobra de Blumberg, que é realizada no ponto de McBurney. Essa manobra é utilizada para avaliar a presença de irritação peritoneal, que é um sinal de apendicite. A dor que se inicia na região periumbilical e evolui para a região de flanco direito é um sintoma clássico de apendicite.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais