Buscar

De acordo com Pietro (2001, p. 276), a Administração Pública, estando sujeita ao princípio da legalidade, deve exercer constantemente controle sobr...

De acordo com Pietro (2001, p. 276), a Administração Pública, estando sujeita ao princípio da legalidade, deve exercer constantemente controle sobre seus próprios atos, cabendo-lhe o poder e o dever de anular aqueles que contrariaram a Lei. Nesse sentido, cabe à Administração Pública, decidir e pôr em execução a sua própria decisão.  Assim sendo, no que concerne à “anulação” do contrato administrativo, o Supremo Tribunal Federal já sumulou o seguinte entendimento:


a. como em todo e qualquer processo, faz-se pouco ou quase nada relevante destacar que o princípio do contraditório e da ampla defesa, devem ser aplicados nas hipóteses de anulação.
b. Ressalta-se ainda que, de acordo com o disposto no art. 69 da Lei n.º 8.666/96, a declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.
c. “Súmula 473. A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
d. Não caberá, portanto, a Administração promover a apuração da responsabilidade de quem deu causa ao vício que levou à invalidação do contrato.
e. em consonância com o parágrafo ún

Essa pergunta também está no material:

lic atividade 2 de 04
9 pág.

Ciências Contábeis Faculdade UNIFATECIEFaculdade UNIFATECIE

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c: "Súmula 473. A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina