Buscar

Assinale a alternativa que apresenta esses agentes correlacionados corretamente a suas respectivas características: A tristeza parasitária é um co...

Assinale a alternativa que apresenta esses agentes correlacionados corretamente a suas respectivas características:

A tristeza parasitária é um complexo de duas enfermidades causadas por agentes etiológicos distintos, porém com sinais clínicos e epidemiologia similares.
a) Na hemólise intravascular da anaplasmose, as hemácias parasitadas e/ou marcadas não são fagocitadas pelas células do sistema fagocítico mononuclear, contribuindo para o aparecimento da icterícia.
b) AnapIasma marginale produz uma hemoglobinemia intensa enquanto na Babesia bovis a hemoglobina é decomposta e os pigmentos se dispõem em altas concentrações no plasma e nas fezes.
c) Anaplasma marginale possui tropismo por capilares de órgãos como cérebro, cerebelo e meninges e órgãos viscerais como rins, baço, pulmão e coração, determinando uma patologia menos intensa em relação à anemia e à icterícia, bem diferente da Babesia bovis.
d) A hemólise ocorre pela multiplicação assexuada das babesias, de uma forma gradual e progressiva, com consequente diminuição do número de hemácias circulantes, causada por Babesia bigemina e Babesia bovis.
e) A hemoglobinúria ocorre devido à massiva hemólise intravascular, associada a lesões glomerulares, sendo uma característica de uma infecção por Anaplasma centrale.

Essa pergunta também está no material:

Questões para estudo - V1 (1)
2 pág.

Parasitologia Animal Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Anaplasma marginale produz uma hemoglobinemia intensa enquanto na Babesia bovis a hemoglobina é decomposta e os pigmentos se dispõem em altas concentrações no plasma e nas fezes. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas sobre as doenças mencionadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais