Buscar

Qual a ETIOLOGIA da doença e quais os TRÊS principais vermes envolvidos no parasitismo A fauna parasitária é vasta e compreende várias famílias/gê...

Qual a ETIOLOGIA da doença e quais os TRÊS principais vermes envolvidos no parasitismo

A fauna parasitária é vasta e compreende várias famílias/gêneros distintos, entre elas os estôngilos que pertencem ao Filo Nemathelminthes, a ordem Strongylida, a Família Strongylidae onde encontram-se os grandes estrôngilos com as espécies Strongylus vulgaris, Strongylus equinus e Strongylus edentatus.
As infecções por estrôngilos em eqüinos podem estar associadas a várias alterações no hospedeiro, onde a maior importância é dada para a arterite tromboembólica da artéria mesentérica cranial, e o comprometimento da circulação intestinal local causada pela migração da fase larval.
A transmissão se dá através da ingestão de L3 presente em águas e pastos contaminados.
Na fase de disseminação do parasitismo, são eliminados ovos e larvas de helmintos nas fezes.
Como inúmeros cavalos passam a maior parte do tempo nas cocheiras, a cama torna-se importante fonte de contaminação, pois oferece ambiente propício à eclosão dos ovos.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Estrongilose em Equinos (1)
1 pág.

Anatomia dos Animais Domesticos Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A doença em questão não foi especificada na pergunta, mas os três principais vermes envolvidos no parasitismo em equinos são Strongylus vulgaris, Strongylus equinus e Strongylus edentatus, que pertencem à ordem Strongylida, família Strongylidae, filo Nemathelminthes. A transmissão ocorre pela ingestão de L3 presentes em águas e pastos contaminados, e a eliminação de ovos e larvas de helmintos nas fezes é um importante meio de disseminação do parasitismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais