Buscar

Leia o texto a seguir: “A pergunta que serve como título deste artigo, ‘Sou ainda uma Brazilianist?’, pode ser interpretada, na primeira instância,...

Leia o texto a seguir:

“A pergunta que serve como título deste artigo, ‘Sou ainda uma Brazilianist?’, pode ser interpretada, na primeira instância, ao pé da letra. Nesse caso, a resposta literal e pontual é: ‘sim, ainda sou professora de história do Brasil e pesquisadora cujos estudos são principalmente dedicados à história do Brasil’. E continuo morando e lecionando fora do Brasil, nos Estados Unidos. Mas claro que não estou contemplando essa pergunta no seu sentido estreitamente literal. Estou, pela finalidade deste artigo, pressupondo que a categoria de ‘brasilianista’ tenha uma genealogia específica e nela esteja embutida uma série de significados que vão muito além do seu sentido mais simples, direto ou óbvio.”

WEINSTEIN, Barbara. Sou ainda uma Brazilianist? Revista Brasileira de História, vol. 36, nº 72, p. 195-217, 2016, p. 196.

Considerando a reflexão da historiadora norte-americana Barbara Weinstein, avalie as afirmações a seguir:

  1. Brazilianist surgiu na década de 1970 como um termo que designava historiadores do Brasil que trabalhavam nos EUA.
  2. Os historiadores, dito brasilianistas, contribuíram para o desenvolvimento da historiografia brasileira sobre a escravidão e o movimento operário, por exemplo. 
  3. Uma característica da geração de historiadores brasilianistas dos anos 1970 era o uso do referencial marxista então em voga nos EUA.
  4. A disponibilidade de recursos nos EUA e o impacto da Revolução Cubana aumentaram o interesse dos pesquisadores pela América Latina e pelo Brasil em particular.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



II, III e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II e IV, apenas. Justificativa: - A afirmação I está correta, pois o termo "Brazilianist" surgiu na década de 1970 para designar historiadores do Brasil que trabalhavam nos EUA. - A afirmação II está correta, pois os historiadores brasilianistas contribuíram para o desenvolvimento da historiografia brasileira sobre a escravidão e o movimento operário, entre outros temas. - A afirmação III está incorreta, pois não é mencionado no texto que a geração de historiadores brasilianistas dos anos 1970 utilizava o referencial marxista. - A afirmação IV está correta, pois é mencionado no texto que a disponibilidade de recursos nos EUA e o impacto da Revolução Cubana aumentaram o interesse dos pesquisadores pela América Latina e pelo Brasil em particular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina