Buscar

Uma gestante apresentando títulos altos de IgM para toxoplasmose no 2º trimestre de gestação, IgG positivo e com teste de avidez baixo, usando espi...

Uma gestante apresentando títulos altos de IgM para toxoplasmose no 2º trimestre de gestação, IgG positivo e com teste de avidez baixo, usando espiramicina de forma irregular, deu à luz a um RN de 39 semanas, PIG e com microcefalia. A sua conduta frente ao caso deverá ser:


(A) Considerar toxoplasmose materna possível, coletar Elisa IgM e IgG da mãe e do RN, US de crânio, Fundo de olho e Hemograma e aguardar resultados para decidir sobre o tratamento.
(B) Considerar toxoplasmose materna possível, coletar Elisa IgM e IgG da mãe e do RN, US de crânio, Fundo de olho e Hemograma e iniciar o tratamento com Sulfadiazina + Pirimetamina + Ácido folínico.
(C) Considerar toxoplasmose provável, coletar Elisa IgM e IgG da mãe e do RN, US de crânio, Fundo de olho, Hemograma e Líquor e aguardar resultados para decidir sobre o tratamento.
(D) Considerar toxoplasmose provável, coletar Elisa IgM e IgG da mãe e do RN, US de crânio, Fundo de olho, Hemograma e Líquor e iniciar o tratamento com Sulfadiazina + Pirimetamina + Ácido folínico.

Essa pergunta também está no material:

FMUSP20-Especialidades_Pediatricas-prova
20 pág.

Residência Universidade Federal do Triângulo MineiroUniversidade Federal do Triângulo Mineiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta frente ao caso descrito deve ser a alternativa (D) Considerar toxoplasmose provável, coletar Elisa IgM e IgG da mãe e do RN, US de crânio, Fundo de olho, Hemograma e Líquor e iniciar o tratamento com Sulfadiazina + Pirimetamina + Ácido folínico. Isso porque a gestante apresenta títulos altos de IgM para toxoplasmose no 2º trimestre de gestação, IgG positivo e com teste de avidez baixo, o que sugere uma infecção recente. Além disso, o RN nasceu com PIG e microcefalia, que são complicações da toxoplasmose congênita. Portanto, é importante coletar Elisa IgM e IgG da mãe e do RN, US de crânio, Fundo de olho, Hemograma e Líquor para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da infecção. O tratamento com Sulfadiazina + Pirimetamina + Ácido folínico deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar complicações graves.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais