Buscar

What are some other fields of law that interact with succession law? O direito tributário é um campo do direito que interage com o direito sucessó...

What are some other fields of law that interact with succession law?

O direito tributário é um campo do direito que interage com o direito sucessório, principalmente para o recolhimento do imposto específico, causa mortis, e questões de imposto de renda relativas ao de cujus.
O direito previdenciário é um campo do direito que interage com o direito sucessório.
O direito penal é um campo do direito que interage com o direito sucessório, para exame das causas de deserdação e indignidade, por exemplo.
O direito processual é um campo do direito que interage com o direito sucessório, no inventário e seus incidentes e das ações derivadas da herança, como a ação de sonegados e de petição de herança.

Essa pergunta também está no material:

sucessoes-unid-i-a-ix-12
1 pág.

Direito Penal I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Além do direito tributário, previdenciário, penal e processual, existem outros campos do direito que interagem com o direito sucessório, como: - Direito Civil: é o ramo do direito que trata das relações jurídicas entre as pessoas, incluindo as questões relacionadas à sucessão, como a capacidade para suceder, a ordem de vocação hereditária, a aceitação e renúncia da herança, entre outras. - Direito de Família: é o ramo do direito que trata das relações familiares, incluindo as questões relacionadas à sucessão, como a existência de herdeiros necessários, a proteção do patrimônio familiar, a administração dos bens do casal, entre outras. - Direito Notarial e Registral: é o ramo do direito que trata dos serviços notariais e de registro, incluindo as questões relacionadas à sucessão, como a lavratura de testamentos, a abertura de inventários, a emissão de certidões de óbito, entre outras. - Direito Empresarial: é o ramo do direito que trata das relações empresariais, incluindo as questões relacionadas à sucessão empresarial, como a transferência de quotas ou ações, a sucessão do empresário individual, a administração dos bens da empresa, entre outras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais