Buscar

(UECE/2021-Adaptada) A nomenclatura IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) dos compostos orgânicos é muito importante para ident...

(UECE/2021-Adaptada) A nomenclatura IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) dos compostos orgânicos é muito importante para identificá-los internacionalmente. Essa nomenclatura segue regras que permitem determinar sua fórmula estrutural. Assim, é correto dizer que o composto 5-etil-4-fenil3-metil-hex-1-eno contém:

A nomenclatura IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) dos compostos orgânicos é muito importante para identificá-los internacionalmente.
Essa nomenclatura segue regras que permitem determinar sua fórmula estrutural.
a) quatro ligações π(pi).
b) apenas três átomos de carbono terciários.
c) uma cadeia carbônica principal saturada.
d) quinze átomos de carbono e vinte e um átomos de hidrogênio.

Essa pergunta também está no material:

Quimica 9
1 pág.

Química Ensino Médio Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa d) quinze átomos de carbono e vinte e um átomos de hidrogênio. Isso pode ser determinado pela análise da nomenclatura do composto, que indica a presença de uma cadeia principal de seis carbonos (hex-), com substituintes nos carbonos 1, 3, 4 e 5 (1-eno, 3-metil, 4-fenil e 5-etil, respectivamente). Portanto, a fórmula molecular do composto é C15H21. As outras alternativas não são corretas, pois o composto não contém quatro ligações π(pi) (alternativa a), não possui apenas três átomos de carbono terciários (alternativa b) e não tem uma cadeia carbônica principal saturada (alternativa c).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais