Buscar

Analise as afirmativas a seguir sobre os Profetas, assinalando (V) para as afirmativas Verdadeira e (F) para as Falsas. ( ) O movimento profético...

Analise as afirmativas a seguir sobre os Profetas, assinalando (V) para as afirmativas Verdadeira e (F) para as Falsas.
( ) O movimento profético – a era da profecia clássica ou literária – teve início no século VIII a.C. Ao estudarmos as culturas antigas, comprovamos que sempre houve no homem um desejo ardente em conhecer o futuro. Astrólogos e adivinhos eram considerados membros importantes no comando militar, sendo constantemente consultados antes de se entrar na batalha.
( ) A palavra “profeta” deriva da palavra grega prophetes, significando “aquele que fala em lugar de outro”. Assim, o profeta falava, em lugar de Deus, ao povo do conselho, baseado naquilo que ouvia e recebia da parte d’Ele. Não era um líder religioso, mas simplesmente alguém que falava por Deus.
( ) Os profetas bíblicos eram, vaticinadores do futuro, mas numa escala reduzida; preocupavam-se mais com o presente e muitas vezes se mostravam não menos preocupados com o passado.
( ) A experiência imediata de Deus, a revelação da santidade de Deus e de Sua vontade, fazem do profeta um homem que julga o presente e vê o futuro à luz de Deus, sendo enviado por Ele para recordar aos homens Suas exigências e conduzi-los pelo caminho da obediência e amor a Deus.
( ) Eram pacifistas quando se tratava de guerras contra os inimigos, pregando o amor de Deus. Enfatizavam a responsabilidade de cada indivíduo por suas ações. Fizeram mais do que garantir a sobrevivência de um povo; promoveram a tradição religiosa que haviam herdado, fomentando o seu desenvolvimento.
Marque a alternativa que corresponde à sequência correta:

O movimento profético – a era da profecia clássica ou literária – teve início no século VIII a.C. Ao estudarmos as culturas antigas, comprovamos que sempre houve no homem um desejo ardente em conhecer o futuro. Astrólogos e adivinhos eram considerados membros importantes no comando militar, sendo constantemente consultados antes de se entrar na batalha.
A palavra “profeta” deriva da palavra grega prophetes, significando “aquele que fala em lugar de outro”. Assim, o profeta falava, em lugar de Deus, ao povo do conselho, baseado naquilo que ouvia e recebia da parte d’Ele. Não era um líder religioso, mas simplesmente alguém que falava por Deus.
Os profetas bíblicos eram, vaticinadores do futuro, mas numa escala reduzida; preocupavam-se mais com o presente e muitas vezes se mostravam não menos preocupados com o passado.
A experiência imediata de Deus, a revelação da santidade de Deus e de Sua vontade, fazem do profeta um homem que julga o presente e vê o futuro à luz de Deus, sendo enviado por Ele para recordar aos homens Suas exigências e conduzi-los pelo caminho da obediência e amor a Deus.
Eram pacifistas quando se tratava de guerras contra os inimigos, pregando o amor de Deus. Enfatizavam a responsabilidade de cada indivíduo por suas ações. Fizeram mais do que garantir a sobrevivência de um povo; promoveram a tradição religiosa que haviam herdado, fomentando o seu desenvolvimento.
V, F, V, V, F
F, F, V, V, V
F, V, F, V, F
V, F, V, V, V

Essa pergunta também está no material:

1.TEOLOGIA TESTE 3
9 pág.

Teologia Bíblica I Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V, F, V, V, F.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais