Logo Passei Direto
Buscar
Marque, dentre as alternativas abaixo aquela que NÃO representa as características dos Estados populistas desenvolvidos na AMérica Latina, durante o século XX:


Apoio ao combate ao avanço capitalista na América do sul.
Nacionalização de indústrias estratégicas como transporte e comunicação.
Estímulo ao desenvolvimeno de indústrias de base.
Desenvolvimento de políticas sociais como aumento de salários.
Equilibrio entre as classes sociais para o desenvolvimento nacional.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que NÃO representa as características dos Estados populistas desenvolvidos na América Latina durante o século XX é: "Apoio ao combate ao avanço capitalista na América do Sul".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O quadro político dos Estados Unidos na primeira década do século XX pode ser caracterizado de forma geral como:


Em surto de retorno monarquistas
Os Estados unidos estão consolidados como a maior potencia mundial
Em um momento de crise social, com uma intensa guerra civil
Em fase de consolidação dos Estados Unidos como importante peso na política internacional
Em um momento de governos de inspiração socialistas

A situação de crise nos anos 1930 e 1940 gerou alguns fenômenos históricos de importância mundial nos EUA. Aponte estes fenômenos escolhendo uma das opções.


Fascismo explicitado em Roosevelt e o desmonte do Estado.
A popularização do Jazz, do Blues e do cinema hollywoodiano.
A invenção da TV colorida, o surgimento de um forte partido comunista, a construção de um muro na fronteira com o México.
O surgimento do macarthismo, movimentos xenófobos e racistas e o neoliberalismo.
Movimentos antirracismo liderado Martin Luther King, o assassinato de J.F. Kennedy.

Qual foi o papel do OCIAA na política de Boa Vizinhança implementada pelos EUA, a partir da década de 1940?


Amplificar as bases militares estadunidenses em áreas da América Latina, estabelecendo acordos militares como os travados com o governo da Nicarágua.
Financiar os partidos políticos considerados aliados das posições estadunidense. Engordavam o caixa 2 de partidos como o PRI do México e o PTB no Brasil.
Estabelecer ações de inteligência, investigando os possíveis políticos aliados e opositores nos países da América Latina.
Apoiar projeto de desenvolvimento de indústrias de bases pelos governos latino-americanos, apoiando de forma expressa e inexorável a criação de estatais, controladas pelos governos nacionais, que gerassem bases para a instalação das industrias estadunidenses nestes países.
Realizar ações de cooperação técnica e cultural, desde o combate à malária no Nordeste do Brasil até a vinda de astros de filmes hollywoodianos para férias nos países latino americanos e, consequentemente, para a divulgação de seus trabalhos.

Sobre a situação dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, podemos afirmar, EXCETO:


Após a eclosão da Revolução Cubana em 1959, ações intervencionistas na América Latina se multiplicaram, com o objetivo de impedir novo avanço das ideias socialistas.
A economia norte-americana era a mais imponente do planeta, os Estados Unidos detinham a maioria do capital de investimento, produção industrial e exportações no mundo.
Com a destruição do continente europeu e do Japão, os Estados Unidos saíram da Segunda Guerra Mundial como a mais poderosa nação do mundo.
Como grande baluarte dos governos democráticos capitalistas, os Estados Unidos defenderam a liberdade de pensamento e a livre associação em seu próprio país, mas apoiavam a instituição de governos autoritários na América Latina.
Os Estados Unidos mantiveram os países latino-americanos na esfera da influência ocidental por meio de invasão, apoio a golpes de Estado, oposição, desde o combate à malária no Nordeste do Brasil até a vinda de astros de filmes hollywoodianos para férias nos países latino americanos e, consequentemente, para a divulgação de seus trabalhos.

Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:

foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista.
foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.
foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética.
foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe.
foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e antiimperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana.

Na década de 1960, golpes de estado foram observados em muitos países da América do Sul, acusados de extremo nacionalismo, como é o caso da Argentina e Brasil. Esses golpes depuseram:


Arturo Illia e João Goulart
Evita Perón e Getúlio Vargas
Fernando Belaunde e Café Filho
Juan Domingo Perón e Juscelino Kubitschek
Carlos Gardel e Jânio Quadros

Mais conteúdos dessa disciplina