Buscar

Recentemente, a ANVISA regulamentou o uso e a importação de medicamentos à base de canabidiol e tetrahidrocannabinol (THC), ambos derivados de Cann...

Recentemente, a ANVISA regulamentou o uso e a importação de medicamentos à base de canabidiol e tetrahidrocannabinol (THC), ambos derivados de Cannabis sativa. Assinale a alternativa correta a respeito da atuação desses fármacos no organismo.


A O THC não apresenta propriedades psicoativas, enquanto que seu derivado, o canabidiol apresenta efeitos depressores e psicomiméticos.
B O THC e seus metabólitos são altamente lipofílicos, de modo que após administração, são sequestrados pelos tecidos adiposos e continuam sendo eliminados por vários dias após uma única dose.
C A superdosagem por THC é altamente perigosa, pois pode promover depressão respiratória e cardiovascular.
D Os receptores canabinoides presentes no cérebro são responsáveis pelo efeito estimulante, pois estão acoplados à proteína G e ativam adenilato ciclase, abrem os canais de Ca +2 e despolarizam as membranas dos neurônios, promovendo a neurotransmissão.
E Os receptores canabinoides estão presentes no cérebro em diversas regiões, mas não são expressos em tecidos periféricos, daí que a ação do THC e do canabidiol seja eminentemente central.

Essa pergunta também está no material:

46
1 pág.

Enfermagem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: Os receptores canabinoides estão presentes no cérebro em diversas regiões, mas não são expressos em tecidos periféricos, daí que a ação do THC e do canabidiol seja eminentemente central. Os receptores canabinoides são encontrados em várias regiões do cérebro, incluindo o hipocampo, o córtex pré-frontal, o cerebelo e o sistema límbico. Eles não são expressos em tecidos periféricos, o que significa que a ação do THC e do canabidiol é predominantemente central. O THC é psicoativo e pode causar efeitos colaterais como ansiedade, paranoia e alucinações, enquanto o canabidiol não é psicoativo e pode ter efeitos terapêuticos no tratamento de convulsões, ansiedade e dor.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina