Buscar

Quais são os efeitos da renúncia em relação à sucessão? 1º) O renunciante é tratado como se nunca tivesse sido chamado à sucessão; conseqüentement...

Quais são os efeitos da renúncia em relação à sucessão?

1º) O renunciante é tratado como se nunca tivesse sido chamado à sucessão; conseqüentemente, não será contado para efeito do cálculo da porção disponível do de cujus.
2º) O quinhão hereditário do repudiante, na sucessão legítima, transmite-se ipso iure aos outros herdeiros da mesma classe (direito de acrescer).
3º) Os descendentes do renunciante não herdam por representação na sucessão legítima; porém, se ele for o único da classe ou se os demais desta também repudiarem a herança, seus filhos poderão ser chamados à sucessão, por direito próprio e por cabeça.

Essa pergunta também está no material:

sucessoes-unid-i-a-ix-87
1 pág.

Direito Civil I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os efeitos da renúncia em relação à sucessão são: 1º) O renunciante é tratado como se nunca tivesse sido chamado à sucessão, portanto, não será contado para efeito do cálculo da porção disponível do de cujus. 2º) O quinhão hereditário do renunciante, na sucessão legítima, transmite-se ipso iure aos outros herdeiros da mesma classe (direito de acrescer). 3º) Os descendentes do renunciante não herdam por representação na sucessão legítima; porém, se ele for o único da classe ou se os demais desta também repudiarem a herança, seus filhos poderão ser chamados à sucessão, por direito próprio e por cabeça.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais