Buscar

Assim, como instrumento da atividade intelectiva do juiz, o processo se apresenta como a “série de atos coordenados regulados pelo direito processu...

Assim, como instrumento da atividade intelectiva do juiz, o processo se apresenta como a “série de atos coordenados regulados pelo direito processual, através dos quais se leva a cabo o exercício da jurisdição”. Esses múltiplos e sucessivos atos se intervinculam e se mantêm coesos graças à relação jurídico-processual que os justifica e lhes dá coerência pela meta final única visada: a prestação jurisdicional. E o objeto dessa mesma atividade intelectiva do juiz é a relação jurídico-substancial travada ou disputada entre as partes e que se tornou controvertida diante de um conflito de interesses qualificado por pretensão de um e pela resistência de outro, conforme a sempre citada lição de Carnelutti. Como nem sempre a relação litigiosa é discutida por inteiro, o objeto do processo é, mais especificamente, concentrado no pedido que a parte formula acerca da referida relação jurídica de direito material. Nele se revela a questão (controvérsia) a ser dirimida pela prestação jurisdicional. Qual é o objeto do processo?


a) O objeto do processo é a relação jurídico-processual que se justifica e dá coerência aos atos coordenados regulados pelo direito processual.
b) O objeto do processo é a atividade intelectiva do juiz.
c) O objeto do processo é a relação jurídico-substancial travada ou disputada entre as partes e que se tornou controvertida diante de um conflito de interesses qualificado por pretensão de um e pela resistência de outro.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O objeto do processo é a relação jurídico-substancial travada ou disputada entre as partes e que se tornou controvertida diante de um conflito de interesses qualificado por pretensão de um e pela resistência de outro. (alternativa c)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais