Buscar

Acerca dos recursos especial e extraordinário no processo civil, assinale a alternativa CORRETA. a) Contra a decisão do presidente do Tribunal de ...

Acerca dos recursos especial e extraordinário no processo civil, assinale a alternativa CORRETA.

a) Contra a decisão do presidente do Tribunal de Justiça que não admite recurso extraordinário ou recurso especial cabe agravo de instrumento.
b) O pedido de intervenção, na qualidade de amicus curiae, em recurso especial submetido à sistemática dos recursos repetitivos pode ser realizado após o início do julgamento pelo órgão colegiado.
c) Não se conhece do recurso especial quando a orientação do Superior Tribunal de Justiça se firmou no regime de julgamento de recursos repetitivo no mesmo sentido da decisão recorrida.
d) A existência de repercussão geral no recurso extraordinário será decidida exclusivamente pelo plenário do Supremo Tribunal Federal.
e) A pendência de julgamento no Supremo Tribunal Federal de ação em que se discute a constitucionalidade de lei enseja o sobrestamento dos recursos que não tramitam no Superior Tribunal de Justiça.
a) a
b) b
c) c
d) d
e) e

Essa pergunta também está no material:

EPD AVALIAÇÃO
7 pág.

Civil e Processo Civil Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A existência de repercussão geral no recurso extraordinário será decidida exclusivamente pelo plenário do Supremo Tribunal Federal. O recurso extraordinário é cabível quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição Federal. Já o recurso especial é cabível quando a decisão recorrida contrariar lei federal ou quando houver divergência entre tribunais superiores. A letra A está incorreta, pois contra a decisão do presidente do Tribunal de Justiça que não admite recurso extraordinário ou recurso especial cabe agravo interno. A letra B está incorreta, pois o pedido de intervenção, na qualidade de amicus curiae, em recurso especial submetido à sistemática dos recursos repetitivos deve ser realizado antes do início do julgamento pelo órgão colegiado. A letra C está incorreta, pois o recurso especial não é conhecido quando a orientação do Superior Tribunal de Justiça se firmou no regime de julgamento de recursos repetitivos no mesmo sentido da decisão recorrida. A letra E está incorreta, pois a pendência de julgamento no Supremo Tribunal Federal de ação em que se discute a constitucionalidade de lei não enseja o sobrestamento dos recursos que não tramitam no Superior Tribunal de Justiça.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais