Buscar

Considerando as estruturas morfossintáticas e os aspectos semânticos do texto CG1A1-I, julgue os seguintes itens. 11 No primeiro período do segundo...

Considerando as estruturas morfossintáticas e os aspectos semânticos do texto CG1A1-I, julgue os seguintes itens.
11 No primeiro período do segundo parágrafo, a palavra “implicações” tem o mesmo sentido de impertinências.
12 No último período do segundo parágrafo, a oração “para obrigar os povos nativos ao trabalho” funciona como complemento do termo “pretexto”.
13 No último período do segundo parágrafo, o termo “europeus” concorda com “milhares”.
14 No trecho ‘os povos aborígenes tentam submeter os europeus a suas leis’ (segundo parágrafo), a inserção do sinal indicativo de crase no vocábulo ‘a’ resultaria em incorreção gramatical no texto.
15 A substituição de “remonta ao” (terceiro período do primeiro parágrafo) por remonta o prejudicaria a correção gramatical e a coerência das ideias originais do texto.
16 A correção gramatical e a coerência das ideias do quarto período do primeiro parágrafo seriam preservadas caso ele fosse reescrito da seguinte maneira O sujeito “mistura seu trabalho” à terra quando a cultiva, e, assim, ela, em alguma medida, passa a ser uma parte dele.

Certo
Errado

Essa pergunta também está no material:

analista_judiciario_apoio_especializado_especialidade_medicina_do_trabalho
7 pág.

Contabilidade Geral Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

11 - Errado. "Implicações" e "impertinências" não possuem o mesmo sentido. "Implicações" se refere a consequências ou efeitos, enquanto "impertinências" se refere a comportamentos inadequados ou desrespeitosos. 12 - Certo. A oração "para obrigar os povos nativos ao trabalho" funciona como complemento do termo "pretexto", indicando a finalidade da ação descrita. 13 - Errado. O termo "europeus" não concorda com "milhares", mas sim com "colonizadores", que é o termo mais próximo. 14 - Errado. A inserção do sinal indicativo de crase no vocábulo "a" antes de "suas leis" está correta, pois se trata da contração da preposição "a" com o artigo definido feminino "as". 15 - Certo. A substituição de "remonta ao" por "remonta o" prejudicaria a correção gramatical e a coerência das ideias originais do texto. 16 - Certo. A reescrita proposta mantém a correção gramatical e a coerência das ideias originais do texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais