Buscar

Julgue os itens seguintes, relativos às relações morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto acima. 1 No texto, cujas características permi...

Julgue os itens seguintes, relativos às relações morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto acima.
1 No texto, cujas características permitem classificá-lo como dissertativo-expositivo, o vocabulário do mundo da música é associado ao cenário das relações internacionais.
2 Na linha 1, a supressão do vocábulo “que” traria prejuízo ao sentido do texto, pois ele inicia oração cujo conteúdo delimita o significado de “Os países”.
3 Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o trecho “Os países que se mostram como vozes dissonantes” (R.1) pode ser reescrito da seguinte forma: As nações que mostram-se como vozes discordantes.
4 A expressão “queda de braço” (R.15-16) refere-se ao conflito entre os “mandatórios da economia globalizada” (R.7), ou seja, os “países-maestros e seus conselhos transnacionais” (R.16-17), e os países que “se mostram como vozes dissonantes” (R.1) ou ‘não alinhadas’ (R.17).
5 As sociedades contemporâneas e os seus cidadãos são apresentados pelo autor como insensíveis às questões relativas aos direitos humanos e à democracia.

a) C, E, C, C, E
b) E, C, E, E, C
c) C, C, E, E, E

Essa pergunta também está no material:

previc10_002_06
11 pág.

Contabilidade / Ciências Contábeis Centro Universitário CariocaCentro Universitário Carioca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "b) E, C, E, E, C". Justificativa: 1. Errado. O texto não associa o vocabulário do mundo da música ao cenário das relações internacionais. 2. Correto. A supressão do "que" não prejudica o sentido da frase. 3. Errado. A reescrita proposta altera o sentido original da frase. 4. Correto. A expressão "queda de braço" se refere ao conflito entre os "mandatórios da economia globalizada" e os países que se mostram como vozes dissonantes ou não alinhadas. 5. Errado. O autor não apresenta as sociedades contemporâneas e seus cidadãos como insensíveis às questões relativas aos direitos humanos e à democracia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais