Buscar

O controle social é uma das diretrizes do SUS, prevista na Lei Orgânica da Saúde. Todos os profissionais atuantes do sistema precisam ter ciência d...

O controle social é uma das diretrizes do SUS, prevista na Lei Orgânica da Saúde. Todos os profissionais atuantes do sistema precisam ter ciência do significado de ter a população não somente como usuária do serviço, mas, também, como participante das decisões do serviço.

De acordo com os conceitos e objetivos do controle social no poder público, assinale a alternativa correta:

A. 

É apenas na saúde que o controle social tem participação ativa na formulação, na execução, na fiscalização e na avaliação das políticas públicas.

B. 

O controle social é a garantia do Estado de que os usuários e a sociedade poderão influenciar as decisões das políticas públicas de saúde.

C. 

Considera-se participação popular a integração, desde que em grupo, de pessoas que se reúnem de modo contínuo ou momentâneo para alcançar um mesmo objetivo.

D. 

As únicas pessoas referentes à população usuária do serviço que podem opinar sobre a organização e o planejamento dos serviços, além de participarem das discussões das políticas públicas de saúde, são os conselheiros de saúde.

E. 

Faz parte da competência apenas do gestor do serviço de atenção primária identificar atores na comunidade que potencializem ações de controle social.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O controle social é a garantia do Estado de que os usuários e a sociedade poderão influenciar as decisões das políticas públicas de saúde." O controle social é um mecanismo que permite a participação da sociedade na gestão do SUS, garantindo que as políticas públicas de saúde sejam formuladas, executadas, fiscalizadas e avaliadas de forma democrática e transparente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais