Buscar

O livro VII da República começa com a alegoria da caverna. Sócrates, personagem central do diálogo, convida Glauco a imaginar a seguinte cena: no f...

O livro VII da República começa com a alegoria da caverna. Sócrates, personagem central do diálogo, convida Glauco a imaginar a seguinte cena: no fundo de uma caverna, estão amarrados e imobilizados alguns prisioneiros. Não podem mexer o corpo nem a cabeça. Assim presos, veem sombras de estátuas e de figuras de pedras e de madeiras que representam homens e animais desfilarem na parede do fundo da caverna e, ao mesmo tempo, ouvem os ecos das vozes dessas sombras. O que ocorre é semelhante a um teatro de marionetes, conduzido por titeriteiros. Atrás desses prisioneiros imóveis, num outro plano, mas dentro da mesma caverna, arde uma fogueira. A luz do fogo, como é de se esperar, ilumina as figuras ou marionetes e projeta suas sombras no fundo da caverna. Os prisioneiros veem sombras projetadas na parede e ouvem ecos e não veem a realidade que dá origem às figuras. Entretanto, aos poucos, o prisioneiro que aprendeu a contemplar as maravilhas do mundo não aceita mais retornar à caverna. Quando retorna, ainda com os olhos inundados da luz do sol, seus colegas, que não passaram por essa experiência, o ridicularizam e o tornam objeto de riso. Assim, como pano de fundo da alegoria, observa-se a passagem do mundo sensível para o mundo inteligível.

 

PAVIANI, Jayme. Platão & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 (adaptado).

 

Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Para se buscar a luz do conhecimento (mundo inteligível) é necessário o esforço, ou seja, é preciso uma ação: "o sair da caverna" para não depender apenas dos sentidos (mundo sensível).

 

 PORQUE

 

II. Aquele que ficar estagnado em lugar único viverá dentro de uma "bolha" (mundo sensível) sem se desprender de um estado de alienação "dentro da caverna" para um patamar de aprendizado (mundo inteligível) junto ao mundo real "fora da caverna".

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

C) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

D) 

As asserções I e II são proposições falsas.

E) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A primeira asserção é verdadeira, pois para alcançar o conhecimento é necessário sair da "caverna" do mundo sensível e buscar o mundo inteligível. Já a segunda asserção também é verdadeira, pois aquele que não busca o conhecimento e permanece apenas no mundo sensível, vive em um estado de alienação e não consegue se desprender da "bolha" em que vive. A segunda asserção é uma justificativa da primeira, pois reforça a importância de buscar o conhecimento para não ficar preso apenas ao mundo sensível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais