Buscar

A legislação falimentar entende como crime de fraude contra credores o ato fraudulento praticado contra credores com o objetivo de obter vantagem i...

A legislação falimentar entende como crime de fraude contra credores o ato fraudulento praticado contra credores com o objetivo de obter vantagem indevida para si ou para pessoa terceira. Sobre o instituto, considere as afirmativas a seguir:

Praticar, antes ou depois da sentença que decretar a falência, conceder a recuperação judicial ou homologar a recuperação extrajudicial, ato fraudulento de que resulte ou possa resultar prejuízo aos credores, com o fim de obter ou assegurar vantagem indevida para si ou para outrem.
Ocorre aumento da pena pela prática de fraude contra credores quando o falido ou aquele que está em recuperação judicial ou extrajudicial destrói, apaga ou corrompe dados contábeis ou negociais armazenados em computador ou sistema informatizado, ou oferta ao mercado relação de clientes.
Nas mesmas penas do art. 168 da LFRE, incidem os contadores, técnicos contábeis, auditores, juiz, integrante do MP e outros profissionais que, de qualquer modo, concorrerem para as condutas criminosas descritas neste artigo, na medida de sua culpabilidade.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Tópicos especiais Temas Transdisciplinares de Civil, Falimentar e Criminal
4 pág.

Direito Civil I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Todas as afirmativas estão corretas. As afirmativas I, II e III estão corretas e estão previstas no artigo 168 da Lei de Falências e Recuperação de Empresas (LFRE). O crime de fraude contra credores é caracterizado pela prática de atos fraudulentos com o objetivo de obter vantagem indevida para si ou para terceiros, em prejuízo dos credores. Além disso, a lei prevê o aumento da pena quando o falido ou aquele que está em recuperação judicial ou extrajudicial destrói, apaga ou corrompe dados contábeis ou negociais armazenados em computador ou sistema informatizado, ou oferta ao mercado relação de clientes. E, por fim, a lei também prevê a responsabilização de contadores, técnicos contábeis, auditores, juízes, membros do Ministério Público e outros profissionais que concorram para as condutas criminosas descritas no artigo 168 da LFRE.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais