Buscar

A água é uma molécula polar ou apolar? Qual é a consequência desta característica para a função da água como solvente? A água é formada por dois á...

A água é uma molécula polar ou apolar? Qual é a consequência desta característica para a função da água como solvente?

A água é formada por dois átomos de hidrogênio ligadas covalentemente a um átomo de oxigênio.
Esta ligação faz com que a molécula tenha uma configuração espacial angular.
Os átomos de hidrogênio “emprestam” elétrons ao átomo de oxigênio e consequentemente, o oxigênio torna-se mais eletronegativo, enquanto os hidrogênios, eletropositivos.
A geometria espacial da molécula de água faz com que existam dois polos, um negativo (átomo de oxigênio) e um positivo (os átomos de hidrogênio).
A água é um excelente solvente para substâncias polares porque, a atividade elétrica (atração e repulsão, em uma mesma molécula) dos seus polos ajudam a separar a mistura de substâncias (solutos), criando movimento e aumentando o número de colisões a nível molecular, ajudando na velocidade das reações químicas.
Por outro lado, a água não é solvente para substâncias apolares.
Polaridade é uma das propriedades da água.
a) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas 4, 5 e 6 são verdadeiras.
c) Todas as afirmativas são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são falsas.

Essa pergunta também está no material:

ÁGUA E SAIS MINERAIS
16 pág.

Enem ExatasExatas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A água é uma molécula polar, pois apresenta uma distribuição desigual de cargas elétricas, com uma região positiva (os átomos de hidrogênio) e uma região negativa (o átomo de oxigênio). Essa polaridade permite que a água seja um excelente solvente para substâncias polares, pois a atração e repulsão entre os polos da molécula ajudam a separar as substâncias em solução, aumentando a velocidade das reações químicas. Por outro lado, a água não é um bom solvente para substâncias apolares, pois não há atração entre as moléculas. A alternativa correta é a letra "c", todas as afirmativas são verdadeiras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais