Buscar

a água e uma molécula polar ou apolar?qual é a consequência desta característica para a função da agua como solvente?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Biologia Geral, mais especificamente sobre Água. A água é uma substância polar.

Cada molécula de água é composta por dois átomos de hidrogênio unidos a um átomo de oxigênio.

Essa posição dos átomos estabelece uma zona positiva e outra negativa na molécula, que se polariza da seguinte forma: as cargas negativas e positivas se dispõem igual aos vértices de um tetraedro.

Essas ligações recebem o nome de pontes de hidrogênio. Quando esta se apresenta no estado líquido, é constituída por várias moléculas ligadas entre si dessa maneira.

Por ser uma substância polar, a água apresenta uma grande capacidade de dissolução, e devido a isso, é considerada como solvente universal.Portanto, a água é uma substância polar, e por possuir essa característica é altamente capaz de diluir outras moléculas também polares, que ao entrarem em contato com a água, se separam, sendo diluídas.

0
Dislike0
User badge image

Deise Abreu

Como a molécula de água apresenta no seu átomo central 4 nuvens eletrônicas e há 2 átomos do mesmo elemento (hidrogênio) ligados a ele, ela é polar.

Graças às suas propriedades estruturais e biológicas, a água apresenta algumas peculiaridades que a tornam extremamente importante para a vida no planeta. Dentre as suas principais propriedades, destaca-se a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Por isso, a água é considerada um “solvente universal”.

A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais