Logo Passei Direto
Buscar
Qual das seguintes afirmacoes é verdadeira sobre o movimento surrealista?
a) O movimento surrealista era caótico e desorganizado.
b) O movimento surrealista buscava transcrever o consciente através do automatismo psíquico.
c) O movimento surrealista explorou a escrita e o desenho automáticos, justaposições ilógicas e o conceito de mulher fatal devoradora.
d) O movimento surrealista não teve influência da psicanálise de Sigmund Freud.

a) Apenas a afirmação a está correta.
b) Apenas a afirmação b está correta.
c) Apenas a afirmação c está correta.
d) Apenas a afirmação d está correta.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b) O movimento surrealista buscava transcrever o consciente através do automatismo psíquico. O movimento surrealista surgiu na década de 1920 e buscava explorar o inconsciente e o mundo dos sonhos, utilizando técnicas como o automatismo psíquico para criar obras de arte que expressassem a liberdade e a imaginação. A psicanálise de Sigmund Freud teve grande influência no movimento surrealista, que buscava explorar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual a relação do design com a arte e os sistemas produtivos?

O design do século XX é influenciado pelos movimentos estéticos do início do século XX.
Os teóricos do racionalismo produtivo debateram sobre a relação dos produtos práticos, estéticos ou simbólicos com a arte, o design e a indústria.
Os movimentos estéticos de vanguarda do início do século XX introduziram a preocupação com a distinção entre o produtor do objeto e o usuário.

De acordo com Dempsey (2010, p. 70), o expressionismo seria mais uma nova tentativa anti-impressionista, na qual “[...] os artistas imprimiam seu próprio temperamento sobre sua visão do mundo [...]” e “[...] faziam um uso simbólico e emotivo da cor e da linha [...].” O cenário do movimento foi a crise política dos períodos pré e pós Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que gerou uma atitude e uma conduta política, utópica e experimental. A arte foi transformada numa experiência individual, que funcionava como um veículo da visão subjetiva, do imaginário e do misticismo. Assim, buscava-se progressivamente abandonar o estímulo ótico dos exteriores em prol do estimulo da substância íntima. O expressionismo alemão pode ser caracterizado pelo uso da cor simbólica, da linha e da forma expressiva, da imaginação exagerada e de uma visão sombria da humanidade. Pode-se destacar no início do movimento Emil Nolde (1867-1956), da Alemanha; Oskar Kokoschka (1886-1980) e Egon Schiele (1890-1918), da Áustria. Em 1905 um grupo de quatro estudantes alemães de arquitetura, Fritz Bleyl (1880-1966), Erich Heckel (1883-1970), Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938) e Karl Schmidt-Rottluff (1884-1976), fundou, em Dresden, o grupo (A Ponte). Ernst Ludwig Kirchner publicou, em 1906, o primeiro manifesto grupo, na Die Brücke Programm, forma de volante, no qual proclamavam como revolucionários os jovens a assumirem o lugar dos velhos confortavelmente estabelecidos, a fim de adquirirem liberdade para as suas ações e suas vidas. Além de Emil Nolde, aderiram ao grupo, entre 1906 e 1908, Max Pechstein (1881-1955) e Otto Muller (1974-1930), da Alemanha; Cuno Amiet (1868-1961), da Suíça; Akseli Gallén-Kalela (1865-1931), da Finlândia; Kees van Dongen (1877-1968), da Holanda, e Bohumil Kubista (1884-1918), da Checoslováquia. Por volta de 1911, quase todos os membros do grupo já residiam em Berlim, mas agora com trajetórias próprias. Veja a seguir algumas obras do expressionismo.

O expressionismo surgiu como uma nova tentativa anti-impressionista, na qual os artistas imprimiam seu próprio temperamento sobre sua visão do mundo.
O expressionismo alemão pode ser caracterizado pelo uso da cor simbólica, da linha e da forma expressiva, da imaginação exagerada e de uma visão sombria da humanidade.
Em 1905, um grupo de quatro estudantes alemães de arquitetura fundou, em Dresden, o grupo (A Ponte).
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

What is the main characteristic of the Dadaism movement?

I - The movement aimed to recover the natural and absurd order.
II - The movement used vandalism as an act of appropriation and re-signification of what was known.
III - The movement was characterized by the use of forms based on natural norms.
IV - The movement used paradoxical relationships, both visual and verbal, as well as utilitarian and formal.
a) Only I and II are correct.
b) Only II and IV are correct.
c) Only I, II, and IV are correct.
d) Only III and IV are correct.

Who were the main theorists of the neoplasticism/De Stijl movement?


a. Theo van Doesburg and Piet Mondrian.
b. Luis Buñuel and Salvador Dalí.
c. Meret Oppenheim and Hans Bellmer.

What were the aesthetic avant-garde movements of the early 20th century that marked the introduction of the rupture with dogmatic and subjective traditions in the field of design?
Cubism
Futurism
Suprematism
Constructivism
The movements introduced the rupture with dogmatic and subjective traditions in the field of design.
The movements valued the domination and submission of nature to the will of man.
The movements valued the use of new materials and technical advances.
The movements valued the use of abstractions and symbolism.
a) I and II are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.
d) All statements are correct.

What were the main ideas presented in the first and second futurist manifestos?

I - Rejection of tradition, museums, libraries and all forms of maintenance of the past.
II - Exaltation of the beauty of the machine, the flesh of metal and the dynamics of machine forms and the city.
III - Fascination for the geometric precision of engineering, industrialization, the transforming power of technology, the power and speed of machines, the dynamism of cities and the dynamism of productive forces.

What was the movement that saw the Russian Revolution as an opportunity to promote the emergence of the new man, celebrate mechanical culture and new technologies, and give utilitarian meaning to art by participating in active social development?

a) Suprematism
b) Constructivism
c) Realism
d) Functionalism

Qual foi a Associação Alemã de Artesãos fundada em Munique em 1907, que tinha como objetivo aperfeiçoar a coalização de oficinas progressistas e debater sobre o impacto dos processos mecânicos sob a produção artesanal e industrial?

A Associação Alemã de Artesãos foi fundada em Munique em 1907.
O objetivo da Associação era aperfeiçoar a coalização de oficinas progressistas e debater sobre o impacto dos processos mecânicos sob a produção artesanal e industrial.
Deutscher Werkbund
Jugendstil
Arts and Crafts

No design, o debate entre Herman Muthesius e Henry Van der Velde pode ser considerado o debate do século. Qual é a principal diferença entre as posições de Herman Muthesius e Henry Van der Velde?
A defesa do formalismo por Henry Van der Velde e do funcionalismo por Herman Muthesius.
A defesa do formalismo por Herman Muthesius e do funcionalismo por Henry Van der Velde.
A defesa do ecletismo historicista das organizações produtivas alemãs por Henry Van der Velde e a defesa da substituição do estilo pessoal do artista ou designer por um estilo que conciliasse as características pessoais com as características próprias do processo de produção por Herman Muthesius.
A defesa da introdução de elementos funcionais nos objetos do cotidiano por Herman Muthesius e a defesa da visão do design como arte por Henry Van der Velde.

A defesa do formalismo por Henry Van der Velde e do funcionalismo por Herman Muthesius.
A defesa do formalismo por Herman Muthesius e do funcionalismo por Henry Van der Velde.
A defesa do ecletismo historicista das organizações produtivas alemãs por Henry Van der Velde e a defesa da substituição do estilo pessoal do artista ou designer por um estilo que conciliasse as características pessoais com as características próprias do processo de produção por Herman Muthesius.
A defesa da introdução de elementos funcionais nos objetos do cotidiano por Herman Muthesius e a defesa da visão do design como arte por Henry Van der Velde.

Mais conteúdos dessa disciplina